Boas notícias para o setor de serviços. Após dois meses de quedas, o segmento voltou a crescer, de acordo com dados divulgados hoje (13) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em novembro, o volume de serviços prestados teve alta de 2,4% frente a outubro, o que representa recuperação da perda acumulada de 2,2%.

“Com o resultado de novembro, o setor ficou 4,5% acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020, mas está 7,3% abaixo do recorde alcançado em novembro de 2014”, destacou o IBGE.

Na comparação com novembro de 2020, o setor de serviços cresceu 10%, sua nona taxa positiva consecutiva. Com isso, o segmento se encontra 4,5% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e no mesmo patamar de dezembro de 2015.

No acumulado do ano, o volume de serviços avançou 10,9% frente a igual período do ano anterior, e o acumulado nos últimos doze meses (9,5%) alcançou a taxa mais intensa da série iniciada em dezembro de 2012.

Segmentos em destaque

O avanço do volume de serviços de outubro para novembro de 2021 foi acompanhado por quatro das cinco atividades investigadas, com destaque para serviços de informação e comunicação (5,4%). As demais expansões vieram de transportes (1,8%), de serviços prestados às famílias (2,8%) e de outros serviços (2,9%).

Em sentido oposto, a única taxa negativa do mês ficou com o setor de serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,3%), sua quarta taxa negativa consecutiva, acumulando perda de 3,7%.

Entre as atividades que avançaram, estão os serviços prestados às famílias (2,1%) e os de informação e comunicação (0,8%). Por outro lado, houve retração em outros serviços (-3,6%) e profissionais, administrativos e complementares (-1,1%). Já os transportes apresentaram estabilidade.

(*) Crédito da foto: PhotoMix-Company/Pixabay