Seguindo a curva de crescimento apresentada em julho, o setor aéreo continua em recuperação da demanda. O tráfego total em agosto teve crescimento de 28,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior, conforme aponta o relatório da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo). Na América Latina, o incremento foi de 26,4% em igual base comparativa.

O inventário colocado à disposição dos consumidores latino-americanos cresceu 23,8% e a taxa de ocupação subiu 1,7 ponto percentual, atingindo 86,1%. No Brasil, especificamente, o tráfego aéreo aumentou em 7,8% na comparação ano a ano.

“A demanda por viagens aéreas teve bom desempenho em agosto. No acumulado do ano, o tráfego internacional aumentou 50% em relação ao ano passado e os dados de vendas de passagens mostram fortalecimento das reservas internacionais para viagens no fim deste ano”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.

Voltando o olhar para o global, o tráfego doméstico de agosto de 2023 aumentou 25,4% em comparação com agosto de 2022 e ficou 9,2% acima do nível do mesmo período de 2019, em grande parte devido ao aumento da demanda no mercado interno da China. Já o tráfego internacional aumentou 30,4% em igual base comparativa.

“Ao entrar no último trimestre do ano, a indústria aérea está quase totalmente recuperada dos níveis de demanda de 2019. No entanto, o foco não é voltar a um número específico de passageiros ou voos, mas sim satisfazer a demanda por conectividade de empresas e pessoas, que foi artificialmente suprimida durante mais de dois anos”, comenta Walsh. O diretor enfatiza, ainda, as iniciativas sustentáveis da indústria. “Tendo visto as perdas econômicas, sociais e pessoais quando as companhias aéreas não puderam voar durante a crise da COVID-19, esta indústria está determinada a garantir um futuro sustentável no longo prazo, alcançando zero emissão líquida de carbono até 2050. Isso ficou claro no primeiro Simpósio Mundial de Sustentabilidade da IATA, onde as discussões se concentraram em como descarbonizar o setor. Sabemos que os nossos clientes desejam um mundo onde possam desfrutar da liberdade de viajar de forma sustentável”, afirma.

“Este primeiro Simpósio Mundial de Sustentabilidade foi um passo fundamental no alinhamento dos formuladores de políticas, da cadeia de valor da aviação e das companhias aéreas com os passos concretos necessários para atingir esse objetivo. E mediremos o progresso quando nos encontrarmos novamente em um ano”, finaliza.

Outras regiões

O tráfego aéreo na região Ásia-Pacífico cresceu em 98,5% em relação a igual período do ano anterior, e a capacidade disponibilizada para os consumidores aumentou em 85,5%, enquanto a taxa de ocupação subiu 5,5 pontos percentuais, chegando a 84,2%. 

Já na Europa, o tráfego aéreo teve crescimento de 13,6%, enquanto o inventário à disposição dos consumidores subiu em 12,3%. Para acessar os dados completos, clique aqui.

(*) Crédito da foto: RacoolStudio/Freepik