De 11 a 25 de agosto, o Sesc-SP promove o curso Entre chegar e partir: a hotelaria no contexto dos espaços urbanos contemporâneos. As aulas serão ministradas às sextas-feiras das 14h30 às 17h por Ana Paula Spolon, professora e pesquisadora para as áreas de Hospitalidade e Estudos Urbanos da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF (Universidade Federal Fluminense).

“Esse curso é parte das iniciativas do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP dedicado ao turismo, hotelaria e patrimônio. Além disso, agosto é o mês em que acontece a Jornada do Patrimônio, promovida pela prefeitura da capital paulista”, explica Ana Paula ao Hotelier News.

“Assim, o curso vem no bojo dessas atividades, com destaque para essas áreas de turismo e hospitalidade como um todo. Já faço ações no Sesc-SP há um tempo, e essa especificamente está ligada à minha formação em Hotelaria. Desde minha passagem pela faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, venho me dedicando à compreensão da relação entre os edifícios e a hotelaria”, completa.

Hotelaria e patrimônio

Ana Paula pontua ainda que o curso põe mais foco em edifícios que são ou foram hotéis, visando entendê-los sua importância enquanto patrimônio histórico da cidade. “A ideia é entender não só o valor arquitetônico, mas também histórico, de como esses prédios se constituem como espaços promotores de sociabilidade”, analisa.

Sesc-SP - Ana_Paula_Spolon

Ana Paula fala da relação estabelecida entre hotelaria e os centros urbanos

 

“Vamos nos concentrar em São Paulo, falando de edifícios importantes que ainda funcionam ou já funcionaram como hotéis. Por exemplo, o Esplanada, no centro da capital. Além disso, é importante pensar no próprio processo de educação e formação das pessoas sobre este olhar em relação ao patrimônio urbano”, conclui.

Programação

Interessados em participar do curso do Sesc-SP podem se inscrever por meio do link. A programação conta com debates sobre diversos temas:

Dia 1

  • O que são hotéis e como se constitui a oferta de hospitalidade comercial nas cidades
  • O edifício hoteleiro
  • Hotelaria, urbanismo e arquitetura: a relação estética, funcional e estruturante do edifício com a cidade

Dia 2

  • Os hotéis como promotores da sociabilidade nos espaços urbanos
  • Histórias glamurosas e outras nem tanto
  • Como é um hotel por dentro?
  • A orquestração do serviço e a arte de hospedar

Dia 3

  • Como um hotel se torna um ícone?
  • Hotéis extraordinários, cada um à sua maneira
  • O hotel no cinema, na música, na literatura e nas artes

(*) Crédito da capa: Sergio Brisola/Descubra Sampa 

(**) Crédito da foto: Arquivo pessoal