Ainda que o mundo tenha passado por importantes mudanças, o preconceito segue permeando alguns países. Em sua nova pesquisa, a Booking.com aponta que 92% dos turistas LGBTQ+ brasileiros consideram a segurança e o bem-estar como fatores decisivos ao escolher para onde viajar.

Os dados são do levantamento realizado pela OTA com mais de 11 mil entrevistados em 27 mercados, incluindo o Brasil. O estudo destaca que 84% dos brasileiros LGBTQ+ sentem que sua experiência em ser da comunidade os torna mais confiantes como viajantes, em vez de se sentirem receosos ou inseguros.

Já outros 85% alegam ter tido uma experiência positiva em suas viagens. Embora a orientação e informações sobre os arredores durante o check-in em uma acomodação sejam comuns (42%), receber orientação específica como um viajante LGBTQ+ é muito menos frequente, com apenas 16% dos brasileiros tendo experimentado isso. Nesse contexto, 38% dos viajantes do Brasil gostariam de receber informações sobre o status LGBTQ+ do local, assim como leis locais, sensibilidades religiosas e dicas sobre quais são os lugares seguros para visitar.

Além disso, 77% dos brasileiros da comunidade admitem que as notícias sobre atitudes, discriminação e violência contra pessoas que se identificam como LGBTQ+ tiveram um grande impacto em sua escolha de destino. Viajantes LGBTQ+ da Austrália (84%), Hong Kong (82%) e dos EUA (79%) são os mais cautelosos. Ainda sobre adversidades, 27% deles revelam que foram submetidos a estereótipos em suas viagens e 20% disseram que pessoas assumiram incorretamente seu gênero ou pronomes durante suas jornadas.

A indústria de viagens está claramente desempenhando um papel na mudança de atitudes e percepções. Mais de três quartos (88%) dos viajantes LGBTQ+ brasileiros se sentem mais confortáveis viajando devido ao aumento de medidas inclusivas na indústria de viagens e 77% deles pesquisam marcas antes de viajar para entender o papel que desempenham no apoio às pessoas da comunidade. Os brasileiros são a sétima nacionalidade que mais pesquisa empresas e experiências antes das férias.

“Na Booking.com, nossa missão é fazer com que experimentar o mundo seja mais fácil para todas as pessoas – e isso realmente significa todas as pessoas, independentemente de onde vem, quem ama ou como se identifica. Sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer antes que as viagens sejam realmente acolhedoras e inclusivas em todas as partes do mundo, e é por isso que estamos ampliando o programa Travel Proud. A indústria de viagens deve se esforçar para ser cada vez mais inclusiva, ajudando a promover ambientes que todos possam explorar, seja mais perto de casa ou viajando para o outro lado do mundo”, ressalta Luiz Cegato, gerente de Comunicação da América Latina da Booking.com.

Destinos LGBTQ+ friendly

Com base nas recomendações, os destinos mais LGBTQ+ friendly em todo mundo são:

  • Kyoto, Japão
  • Nice, França
  • Chiang Mai, Tailândia
  • Puerto Vallarta, México
  • Ghent, Bélgica
  • Las Vegas, EUA
  • Ottawa, Canadá
  • Amsterdã, Holanda
  • Bariloche, Argentina

(*) Crédito da foto: margauxbellot/Unsplash