No que diz respeito a boas opções para sediar feiras e congressos, a capital paulista ocupa o 36º lugar de uma seleta lista de destinos. São Paulo é a única cidade latino-americana a figurar no ranking produzido pela Holidu, que conta com 50 locais apontados como ideais para o segmento. Paris ocupa a primeira posição na seleção.

O critério destaque em São Paulo é o cultural, com 93,3 pontos, seguido da vida noturna na cidade, que alcançou 90,1 pontos. O setor de eventos está em alta na capital paulista desde o início de 2023 e, de acordo com dados do SPCVB (São Paulo Convention and Visitors Bureau), a capital paulista sediou 1854 eventos, com um número de visitantes que ultrapassa os 48 milhões.

Entre os eventos realizados, 327 foram congressos e 614 classificados como Técnicos e Científicos. A cidade sediou, também, 241 feiras e 672 eventos de outras categorias. 

O SPCVB já está cadastrando os eventos para o próximo ano e, até o último levantamento realizado no dia 6 de novembro, já existem 220 encontros confirmados para 2024 na capital paulista. Entre eles, 55 são congressos, 49 eventos técnicos e científicos, 84 feiras e 32 de outras categorias, com previsão de atrair mais de 18 milhões de visitantes.

Além do critério cultural, o bem-estar dos visitantes alcançou 87 pontos, enquanto a pontuação dos restaurantes ficou em 79,8. Em relação à estrutura física para a realização dos eventos, o destaque é a conexão internacional dos aeroportos, que chegou a 89,8 pontos, e o acesso à acomodações vem logo depois, com 79,7 pontos.

Apesar dos bons resultados, nem tudo são flores. De todo o ranking, a capital paulista é a que alcançou o menor número de pontos quando o assunto é segurança, chegando a 54,1. É válido lembrar que a pontuação mínima é 50. O segundo lugar menos seguro é a cidade de Nova Delhi, na Índia, com 67.2 pontos. 

the town

The Town foi um dos destaques em 2023

Metodologia e critérios

Para a elaboração do ranking, a Holidu analisou dados previamente disponíveis em fontes como sites de eventos. Com pontuações de 50 a 100, alguns dos critérios avaliados foram a percepção de segurança dos visitantes e boa conectividade internacional dos aeroportos. Além disso, a companhia mediu a realização de eventos de grande porte em cada uma das cidades, dividindo-os em cinco segmentos: estilo de vida, consumidor, cultura, comércio e infraestrutura. 

A pontuação para cada grupo foi derivada do total de participantes e da magnitude do maior evento da cidade dentro dentro de cada categoria. o resultado final foi construído a partir da média das pontuações dos grupos, e São Paulo atingiu 76 pontos.

O tamanho dos espaços de eventos foi medido por documentações específicas de local, das quais foram extraídas duas métricas: o espaço total de exposição interna e o tamanho da maior área contínua de conferência. A pontuação de cada cidade é derivada de uma média ponderada dos dois indicadores, e a capital paulista chegou a 62,4 pontos.

Entre as fontes de dados consultadas nos segmentos de lazer, como vida noturna, atrações culturais e afins, estão o TripAdvisor, o Guia Michelin e até mesmo a UNESCO.

(*) Crédito da capa: Konevi/Pixabay

(**) Crédito da foto: Alan Morici/Setur-SP