A Samba Hotéis está celebrando um momento importante em sua trajetória. A empresa liderada por Guilherme Castro está celebrando 10 anos de atuação no mercado, reforçando o foco em expansão por meio das conversões. Hoje, a companhia conta com 15 hotéis, sendo 14 distribuídos por diversos destinos brasileiros, e um em Beirute, capital do Líbano.

“Completar 10 anos é um marco muito importante, especialmente no Brasil, onde a maioria das empresas encerra as operações depois dos cinco anos. Começamos a Samba Hotéis em meio a um cenário de instabilidade política, passamos por um cenário de pandemia, assim como todo o setor, mas conseguimos aprimorar um modelo de negócios flexível e adaptável a esse tipo de situação. Assim, devemos fechar 2024 com 20 hotéis no portfólio, sempre focados na virada de bandeira”, destacou Castro, em entrevista ao Hotelier News.

“O filósofo Heráclito afirmava que a guerra é a rainha de todas as coisas, ou seja, as tensões geram harmonia. É nesse sentido que temos trabalhado ao longo dessa década, visando dar o próximo passo e encontrar essa harmonia dentro de um ambiente de caos. Esse, sem dúvida, foi o nosso maior ganho nesse período, bem mais que a consolidação de um portfólio”, complementou o executivo.

Atualmente, a Samba Hotéis possui empreendimentos no Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina. “Já tivemos oportunidades de avançar internacionalmente também, com possibilidade de adicionar mais um hotel de Beirute ao portfólio, mas seguimos com o foco no mercado brasileiro, porque é aqui que surgem as grandes oportunidades para nossa companhia”, explicou Castro.

Crescimento e investimentos

O CEO da rede pontuou que a companhia está em fase de negociação de alguns projetos greenfield, mas reforçou que as conversões são o principal atrativo para os negócios da empresa, devido à maior agilidade e facilidade. “É uma operação de menor custo e podemos remunerar o capital do investidor de forma condizente com a expectativa que foi criada em cima de determinado hotel, e o investidor pode escolher quando entrar ou sair do negócio”, analisou o executivo.

Sobre experiência, Castro fez pontuações importantes, avaliando que ela precisa ser personalizada de acordo com as necessidades e expectativas do hóspede. “Aqui na Samba Hotéis temos brand standards, e quem entrega esses padrões são as pessoas, que são diferentes umas das outras. Assim, o que trabalhamos aqui é essa criação de sentido. E isso vai do check-in ao feedback final”, avaliou.

Segundo ele, a companhia tem trabalhado esses padrões com um olhar mais minimalista e elegante, e o colaborador precisa estar engajado, se sentindo bem na empresa, para repassar essa filosofia e valores aos hóspedes.

Performance

Falando de desempenho, a Samba Hotéis cresceu entre 70% e 80% em receita em 2023 frente ao ano anterior. “Nesse recorte, os hotéis tiveram crescimento entre 30% e 50% na margem Ebitda. É um número bastante satisfatório. Somando todos os empreendimentos, conseguimos ter faturamento de R$ 65 milhões no último ano”, afirmou Castro.

Samba Hotéis - Guilherme_Castro

Executivo celebrou alta de receita em 2023

Em relação à diária média, o CEO da Samba Hotéis ressaltou que a empresa segue trabalhando para recuperar os níveis anteriores à pandemia. “São propriedades que estão crescendo, sendo maturadas, mas ainda há um caminho a ser trilhado, apesar de estarmos com 99% do portfólio em plena rentabilidade. Para 2024, percebemos que essa maturação dos hotéis continua, porém menos aguda, em comparação com o ano passado. Já pudemos perceber que a diária média tem se equalizado com 2023, crescendo menos”, disse.

“Porém, teremos algumas datas específicas ao longo do ano, que trarão forte movimentação em alguns destinos. É o caso do Rock In Rio, na capital fluminense, que ajuda a mitigar um pouco essa diminuição do crescimento das diárias, e consegue aumentar a ocupação. De modo geral, nossa expectativa é de um ano positivo, mas com crescimento menos acentuado”, finalizou Castro.

Ao longo do ano, a Samba Hotéis irá divulgar algumas ações em comemoração aos 10 anos. Essas iniciativas acontecem a partir do segundo semestre, que terá forte investimento em divulgação dos empreendimentos.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Samba Hotéis