Após um começo de ano ruim e índices negativos em março coroando a retração, Salvador demonstra, aos poucos, sinais de recuperação. A volta gradual de atividades e a reabertura das praias aos finais de semana são peças importantes para o início da volta por cima. Na série histórica, a ocupação em relação a 2020 e 2019, respectivamente, foi 85,57% maior e 73,71% menor.

A vacinação da população e a chegada de feriados também foram destaques para ocupação média de 28,69% nos hotéis soteropolitanos. A retomada, ainda incapaz de cobrir os altos custos de manutenção para a maioria dos hotéis, resultou também na diária média de R$ 328,13. Na média frente a 2020 e 2019, o índice aumentou 55,6% e 22,9%, respectivamente.

O RevPar de R$ 94,15 representou crescimento de 188,9% ante maio de 2020 e retração de 41,34% frente mesmo mês em 2019. Segundo o estudo, o número reflete a gradual, e ainda incerta, possibilidade de retomada do setor cujo crescimento depende diretamente da disponibilidade de voos.

Salvador: dias melhores

Os índices positivos foram vistos em hotéis de lazer e corporativo, com pouca vantagem ao primeiro segmento citado. Para isso, o levantamento levou em consideração os hóspedes que buscam o descanso, sobretudo aos finais de semana. Neste período e durante feriados, a ocupação cresce até dez pontos percentuais.

“Em torno de 50% da população de Salvador já tomou pelo menos a 1ª dose da vacina. Isso nos traz esperanças de que em breve possamos ter sempre praias e pontos turísticos abertos, pois as pesquisas mostram que Salvador é um dos destinos mais desejados, principalmente por famílias já cansadas do isolamento. Os hotéis estão preparados para atender a todos com os protocolos de segurança, mas é necessário que praias e pontos turísticos também estejam disponíveis para completar a rica experiência da visitação” comenta Luciano Lopes, presidente da ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia).

Os números são fruto da Pesquisa Conjuntural de Desempenho (Taxinfo), realizada pela ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) Bahia e Nacional. O levantamento é digital e os dados são fornecidos diariamente pelos hotéis ao Portal Cesta Competitiva. A média resultante constitui indicador para avaliar a evolução da atividade de hospedagem na capital baiana.

(*) Crédito da foto: Felipe Dias/Unsplash