Seguindo uma retomada cada vez mais consistente, a hotelaria de Salvador voltou a registrar resultados positivos em dezembro, com 68% de ocupação durante o período, superando os 64,95% observados no mês anterior. O número também se aproxima dos níveis pré-pandemia, quando a ocupação figurava entre 70% e 75%, de acordo com informações da ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia), que prevê que o indicador chegue a 79% até o final do verão.

A expectativa é de que, durante todo a alta temporada, cerca de 4 milhões de turistas desembarquem na Bahia. Luciano Lopes, presidente da entidade, afirma que o fluxo turístico irá movimentar o setor hoteleiro e, consequentemente, a economia da capital.

“Estamos com ocupação média bastante similar à registrada no verão de 2020, antes da pandemia, com muitos turistas do Brasil inteiro e de outros países. Então isso faz com que nossa economia se aqueça, com aumento da geração de empregos”, pontua em entrevista ao G1.

Performance da hotelaria no Réveillon

Mesmo sem a festa oficial de Réveillon promovida pelo município, a taxa de ocupação no período ficou próxima dos 90%. Esse aumento de movimento também é observado no aeroporto de Salvador. Segundo a Vinci Airports, que administra o terminal, estima-se que 11.886 pessoas devem passar pelo local entre dezembro de 2021 e o final deste mês.

O número já supera o registrado no mesmo período entre 2019 e 2020, que teve 11.727 passageiros no terminal da capital baiana.

(*) Crédito da foto: joelfotos/Pixabay