Em curva ascendente, a hotelaria de Salvador vem conseguindo se recuperar da crise de forma gradativa. Em novembro, a capital baiana teve sua sétima alta seguida, impulsionada pelo avanço da vacinação no país, retomada de voos domésticos e ações de divulgação do destino.

No mês passado, a ocupação hoteleira chegou a 64,95%, enquanto a diária média foi a maior registrada nos últimos 10 anos, alcançando R$ 395,70. Desta forma, o RevPar atingiu a marca de R$ 257,02, um dos mais altos dos últimos anos, de acordo com dados divulgados pela ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia).

Segundo Luciano Lopes, reeleito presidente da entidade para o próximo biênio, o cenário indica um mês de dezembro ainda melhor em termos de resultados, com ocupação estimada em 68%. “Se confirmada a previsão, a hotelaria vai fechar o ano de 2021 com média de ocupação de 46%, acima da verificada em 2020 (37,40%), embora ainda muito abaixo do período pré-pandemia (62,49% em 2019)”.

Salvador: junção de fatores

Os resultados otimistas para a hotelaria de Salvador se devem ao fato de que até agosto deste ano, a ocupação esteve em patamares muito abaixo do normal para o período. A partir de setembro, com a vacinação ganhando tração, as taxas retomaram níveis semelhantes aos números pré-pandêmicos.

Ainda é observada grande diferença de desempenho entre hotéis voltados para o lazer e os direcionados para o público executivo, cuja retomada vem se mostrando mais lenta. Nos fins de semana a taxa de ocupação (69,62%) chega a ser mais de seis pontos percentuais acima da taxa durante a semana (63,26%), sendo que nos hotéis frente mar essa diferença chega a quase dez pontos percentuais.

“Mesmo com a não realização do Réveillon da Virada, as expectativas são as melhores. Salvador tem sido uma das cidades mais procuradas. Nós não tivemos o evento em 2020 e mesmo assim tivemos uma boa taxa de ocupação. Logicamente que com a festa poderíamos alcançar quase a ocupação completa, já que os cinco dias de festa atraem muitos turistas. Estamos intensificando uma campanha para obtermos o maior número de turistas”, conclui Lopes.

(*) Crédito da foto: joelfotos/Pixabay