A instauração da Fase Verde em Salvador é bem recebido pela rede hoteleira. Com a retomada econômica anunciada desde sexta-feira (9), a capital baiana inicia o processo de flexibilização nas restrições e libera o funcionamento de atividades.

A decisão foi tomada entre a Prefeitura e o Governo do estado da Bahia, levando em consideração a queda nas taxas de ocupação de UTIs, pressão sobre gripários e UPAs. Em levantamento anterior, Salvador já tinha sentido bons impactos com a flexibilização em maio. Agora, a expectativa é que os números sejam ainda melhores.

Salvador: reabertura e retomada

Segundo Luciano Lopes, presidente da ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia), alguns fatores geram otimismo no trade turístico. Entre eles, o executivo lista a abertura das praias, bares e restaurantes, além da ampliação do horário de funcionamento do comércio, parques, espaços de convenções e centros culturais.

“A redução na taxa de contaminação da Covid-19 e o crescimento no percentual de vacinados é uma conjunção importante à retomada das atividades turísticas e o desempenho da hotelaria. É necessário que as atrações estejam disponíveis para completar a rica experiência da visitação”, diz.

De acordo com Lopes, uma das estratégias da hotelaria em Salvador será focar em protocolos de segurança, além de dar suporte às 13 zonas turísticas do estado da Bahia.

(*) Crédito da foto: Marcus Alves/Unsplash