Foram mais de 25 anos ocupando a cadeira de vice-presidente Regional para o Brasil, mas novos horizontes se abriram para Rui Manuel Oliveira. Após deixar o posto na Meliá Hotels, o executivo segue colaborando com novos projetos da rede espanhola, focado em explorar outros nichos de mercado no posto de consultor.

Oliveira assumiu o cargo na Meliá em 1996, quando a empresa estava em fase de reestruturação, buscando crescer no segmento de apart-hotéis, que vivia um momento de ascensão na época. Com as constantes transformações do mercado hoteleiro, o profissional agora atua como consultor em sua empresa, a Hotel Consulting Services. Em seu lugar, Victor Donmez, diretor de Operações para a América do Sul, abraça as funções no Brasil.

“A hotelaria brasileira sempre viveu de muitos altos e baixos. A operação hoteleira nunca chegou a ser encarada com a relevância merecida para a economia nacional. Mesmo hoje, com tantas mudanças e crescimento da área, ainda percebemos decisões governamentais em função da nomeação de pessoas que não têm relação com o setor”, avalia Oliveira.

O executivo ressalta ainda as conquistas obtidas por entidades, como FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) e ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), mas acredita que, desde que entrou para a Meliá até os dias atuais, pouca coisa evoluiu. “Participei de associações e levamos nossa pauta a Brasília, falamos com o Congresso para mostrar a importância da hotelaria e do turismo, mas infelizmente em função da economia as coisas não evoluíram como pensávamos”.

Em sua trajetória na Meliá, Oliveira salienta a expansão dos negócios no Brasil e o padrão de qualidade internacional implementado pela rede por aqui. “Temos cerca de 15 empreendimentos, todos bem posicionados. Nesses 25 anos, o grupo acabou se estabelecendo com a qualidade que temos no exterior”.

Nova fase

Fora do posto de vice-presidente, Oliveira ainda mantém relações com a rede espanhola. O profissional revela que projetos estão sendo desenvolvidos em parceria com a consultoria, com destaque para o empreendimento imobiliário em Guarajuba, no município de Camaçari, no Litoral Norte da Bahia.

Quando o projeto foi anunciado, a previsão de investimentos era na ordem de R$ 600 milhões para a construção de um complexo hoteleiro e residenciais com serviços, fruto da parceria da Meliá com a Alphaville — responsável pela operação. “Embora seja um projeto imobiliário, ele nasceu com características de resort, pois dentro do condomínio teremos serviços hoteleiros. Possivelmente, desenvolveremos um hotel em uma área que já está destinada”, acrescenta o executivo.

O projeto, desenvolvido em sete fases, está com sua primeira etapa em operação. “É um empreendimento que fez muito sucesso e já está 80% vendido. A Meliá entrou com a missão de buscar conceitos para o  projeto”.

Oliveira explica que, por enquanto, existe um contrato de exclusividade de sua consultoria com a rede hoteleira. “O mercado e as novas tendências acabaram abrindo janelas e oportunidades para outras áreas, agregando futuros empreendimentos. Meu papel agora é inovar com essas formas e nichos de mercado. Estamos trazendo uma nova dimensão para a Meliá, com mais abrangência em projetos residenciais e mistos. Vamos além da operação hoteleira tradicional”.

(*) Crédito da foto: Nayara Matteis/Hotelier News