Debater temas relevantes para o setor hoteleiro é uma ótima iniciativa na teoria, mas trazer exemplos práticos torna o conhecimento ainda mais aprofundado. Para demonstrar novos modos de gestão de pessoas, o Encontro de Gente Hoteleira discute o case do Royal Palm Hotels & Resorts — sob o comando de Angela Landmann — diretora de RH (Recursos Humanos) da rede.

A executiva ministrará a segunda palestra da programação do evento idealizado pela HotelConsult em parceria com o Hotelier News. Com o tema Experiência e novos formatos de contratação, o Royal Palm Hotels apresenta suas estratégias de gestão de pessoas, mirando maior retenção e atração de talentos.

“Temos muitos assuntos interessantes para debater. A hotelaria sempre foi desafiadora por sua alta rotatividade de pessoas, o que se agravou no pós-pandemia com os modelos remoto e híbrido”, diz a diretora.

Angela destaca que o Royal Palm opera em formato 100% presencial, o que demanda maior esforço para reter e atrair profissionais. “A rede possui alguns programas de gestão de pessoas, mas na palestra vamos focar nas contratações intermitentes e novos formatos de escala”.

Desde 2018, o grupo hoteleiro funciona com contratos intermitentes para alguns departamentos — totalizando cerca de 250 colaboradores neste formato de contratação para períodos de demanda mais aquecida. “São pessoas registradas que possuem todos os seus direitos trabalhistas garantidos de acordo com o tempo de trabalho realizado”, enfatiza Angela.

A diretora afirma que as vantagens do modelo de contratação são contar com colaboradores já treinados e cientes da cultura da empresa para trabalhos temporários. Garçom, camareira e ajudante de cozinha estão entre os cargos intermitentes de alta temporada da rede.

“Contratamos muitos jovens que não conseguem colocação profissional por falta de experiência, pessoas em busca de um segundo emprego, colaboradores com mais de 50 anos e mães em filhos pequenos”, explica a executiva.

Novas escalas

O Royal Palm Plaza ainda desenvolverá o debate sobre novos modelos de escala, saindo do tradicional 6×1. A rede vem promovendo projetos pilotos com as áreas de recepção e eventos. “Os colaboradores têm uma carga horária maior durante o dia para ter duas folgas na semana. Entendemos esse sistema como uma forma de oferecer mais qualidade de vida ao profissional”, diz Angela.

O grupo está em fase de pesquisa interna com seus colaboradores para saber qual o feedback do novo modelo e como os profissionais passam seu tempo livre. “Queremos entender como as pessoas usam essa folga”, pontua a diretora.

O Encontro de Gente Hoteleira acontece no dia 5 de junho, no InterContinental São Paulo, na capital paulista. As inscrições estão abertas até o dia 2 de junho e podem ser feitas por meio do link.

(*) Crédito da foto: reprodução/LinkedIn