Rosewood Hotels & Resorts - hotel em VenezaUnidade em Veneza será a segunda na Itália

Depois de anunciar modernos projetos na Ásia, a Rosewood Hotels & Resorts fez uma espécie de retorno no tempo. A rede americana foi confirmada pelo grupo imobiliário italiano Gruppo Barletta como operador do futuro Rosewood Veneza. Com previsão de inauguração em 2020, o hotel ocupará um palácio do século XV, que passa por um complexo retrofit.

A unidade será a segunda da Rosewood Hotels & Resorts na Itália, além de oitava na Europa. O empreendimento fica na localidade de Cannaregio, próximo à Piazza San Marco, Basílica de San Marco e do Palazzo Ducale. Quando aberto, o Rosewood Venice vai se juntar a um portfólio estrelado na Europa, que conta ainda com Rosewood Castiglion del Bosco, na Toscana (Itália), e o Hôtel de Crillon, reaberto este ano em Paris.

"A inauguração marcará um momento significativo para a empresa, enquanto continuamos a construir uma presença de destaque na Europa", diz Radha Arora, presidente da Rosewood Hotels & Resorts. “Estamos empolgados em trabalhar em parceria com a Rosewood neste projeto. A expertise e experiência deles vão levar a hotelaria de luxo na Itália para outro patamar”, completa Paolo Barletta, CEO do Barletta Group.

Rosewood Hotels & Resorts: o hotel

Originalmente construído por volta de 1450, o projeto do Palácio Dona Giovanelli é assinado por Filippo Calendario. Arquiteto consagrado no século XV, Calendario é responsável por vários outros edifícios históricos na cidade. Marcante, o edifício onde o Rosewood Veneza passou por duas grandes reformas, a primeira em 1800. A segunda ocorreu em meados do século XX, feita pelo renomado Gian Battista Meduna, que participou da renovação da Basílica de San Marco

No retrofit,o projeto vai preservar os impressionantes detalhes originais e a rica herança do edifício. Ao mesmo tempo, vai incorporar amenidades refinadas e modernas. O piso, por exemplo, é ricamente adornado com afrescos de tirar o fôlego. Há ainda magníficas lareiras e tapeçarias, além de dois pátios, uma raridade em meio à falta de espaço característica de Veneza. No total, serão 50 quartos e suítes.

Na área de A&B (Alimentos & Bebidas) serão dois restaurantes, incluindo um piano bar. O hotel terá ainda uma unidade do Sense, marca de spa da Rosewood Hotels & Resorts, e um fitness center. A infraestrutura se completa com uma área de eventos. O investimento total na renovação não foi informado.

(*) Crédito da capa: Vinicius Medeiros/Hotelier News