Iniciada na quarta-feira (5), a programação do FHAN (Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste) está chegando ao fim hoje (7), e gerando negócios. Após dois dias de um conteúdo rico, o FHAN se encerra com uma rodada de negócios entre fornecedores e hoteleiros da região Nordeste. Inédita dentro do fórum, a iniciativa – que se encerrou agora há pouco – reuniu representantes de 28 hotéis e de 17 empresas.

A rodada de negócios do FHAN, que é realizado em paralelo à HFN (Hotel & Food Nordeste), é uma parceria da ABIH-PE com o Hotelier News. Nannai, Bugan, Summerville e Kembali são algumas das propriedades presentes. Entre as empresas fornecedoras participantes, destaque para Nestlé, Americanflex, Saga System, Teka e L’Occitane, entre outras.

Segundo Artur Maroja, presidente da ABIH-PE, a ideia por trás da realização da rodada de negócios foi promover uma aproximação entre as marcas fornecedores e os hotéis participantes. “Procuramos fazer uma seleção abrangente de fornecedores, mas, ao mesmo tempo, valorizando empresas locais”, explicou Maroja. “Então, temos desde marcas consolidadas no mercado a startups que trazem novidades aos hoteleiros”, completa.

Percepção

Fundada no ano passado, a Agrovare é uma startups pernambucana que pretende conectar compradores e pequenos agricultores familiares. Hoje, a empresa – que já recebeu aportes de R$ 220 mil para acelerar seu crescimento, já tem parceria firmada com 22 cooperativas, que representam cerca de 400 produtores pernambucanos.

Caminho natural para plataformas como a Agrovare, atuar no varejo não está ainda nos planos da startup pernambucana. “Neste setor, já um lobby muito forte com os compradores, feito sobretudo por intermediários. Neste sentido, muitas vezes é difícil se inserir neste mercado. Apostamos na hotelaria”, explica João Henrique da Silva, fundador e CEO da Agrovare.

FHAN - CEO_Agrovare

Silva: hotelaria é cenário de oportunidades

“A plataforma já está funcionando, mas ainda não temos uma base de empresas compradoras. Queremos começar com a hotelaria, porque é segmento que compra com bastante volume. Como contrapartida, oferecemos contato direto com bons produtores e a um preço mais justo”, completa.

Roberto Mendes, do Grupo Armação, também avaliou a rodada de negócios promovida no FHAN. “A iniciativa da ABIH-PE é fantástica para a rede hoteleira, pois gera engajamento entre fornecedores e compradores. Assim, conseguimos estreitar laços com fornecedores e trazê-los para uma parceria mais abrangente, que é o nosso maior desafio”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Peter Kutuchian e Vinicius Medeiros/Hotelier News