A Serra Gaúcha foi o ponto de partida do Roadshow TOTVS Hospitalidade 2023. A iniciativa, que vai passar por vários estados de diferentes regiões do país ao longo deste ano, visa levar conteúdo sobre perspectivas do mercado e sobre transformação digital para os hoteleiros brasileiros. O Hotelier News é parceiro da empresa nessa jornada, que começou com um evento hoje (8) pela manhã, no Hotel Vinocap, em Bento Gonçalves.

“A pandemia ressaltou para o mercado hoteleiro como a tecnologia é um aliado importante no aumento de receita, na melhora da operação por meio da redução de custos e na elevação das margens de lucro”, conta Thaís Abreu, gerente de Desenvolvimento de Negócios da TOTVS. “Temos uma oferta integrada de produtos, da qual parceiros importantes como a Letsbook participam, para ajudar o hoteleiro neste sentido”, completa.

Presente ao encontro, Vinicius Medeiros abriu o evento com uma apresentação sobre as perspectivas para a hotelaria nacional em 2023. O editor-chefe do Hotelier News também mostrou alguns dados de performance do ano passado, com base em números do FOHB, para melhor contextualizar os desafios que o setor terá pela frente neste ano. Segundo Medeiros, o contexto geral é positivo, mas o hoteleiro precisa se atentar a alguns pontos, sendo o principal deles a seguinte mensagem.

“A demanda represada do pós-pandemia muito provavelmente acabou e, neste contexto, os resultados da hoteleira voltam a ser guiados pelo desempenho da economia”, explica. “Então, há pontos de atenção importantes para todo hoteleiro, positivos e negativos. No primeiro caso, 2023 não terá grandes intercorrências como o ano passado, marcado por eleições e Copa do Mundo. Ao contrário, será um ano com vários feriados prolongados, o que estimula a demanda”, acrescenta.

“Na segunda parte, como o PIB crescerá pouco neste ano em meio a esse cenário de inflação fora da meta e juros altos, é muito provável que o setor tenha um incremento de ocupação não muito grande. Então, o desafio da hotelaria é continuar o trabalho de elevação das tarifas, que ainda estão defasadas. Em paralelo, o hoteleiro deve manter sua atenção na eficiência do negócio para preservar suas margens”, continua Medeiros.

TOTVS - interna

Tecnologia é um importante aliado de receita, diz Thaís

Tecnologia

Na sequência do evento, Phillipe Werneque iniciou sua fala dando uma visão geral sobre a atuação da TOTVS no setor hoteleiro. Maior fornecedor de tecnologia da América Latina, a empresa fundada por Laércio Consentino tem mais de 2 mil hotéis na base de clientes. Além disso, pelo sistema da companhia passaram no ano passado mais de 19 milhões de reservas, gerando para essas propriedades um volume financeiro de R$ 4,9 bilhões, acrescentou o gerente de Desenvolvimento da TOTVS.

Em sua apresentação, Werneque destacou a importância dos dados para que a hotelaria consiga melhorar sua performance. “Inteligência de mercado é vital para o desenvolvimento do setor. Apoiado por esses dados e pela tecnologia, o hotel pode atingir melhores resultados em relação a sua cesta competitiva, seja financeiro ou na experiência do cliente”, explica. “Hoje, a TOTVS oferta produtos que ajudam o hotel em toda jornada de compra do consumidor. Ou seja, no antes, durante e até mesmo depois das estadia do hóspede.”

Como exemplo, o executivo citou algumas ferramentas disponíveis no TOTVS Hospitalidade PMS, o software de gestão da empresa voltado para hotéis. “Temos um módulo que ajuda a entender melhor o perfil do cliente. Alimentado pelo time com informações do hóspede, essa ferramenta aumenta a chance de fidelização ao permitir ao hotel tratar o consumidor de forma única, já que o hoteleiro consegue saber suas preferências”, explica.

Quem também falou com o público presente foi Douglas Pires, Commercial After Sales & Partner Executive da Letsbook. Em sua apresentação, ele destacou o ecossistema digital que a empresa entrega aos hotéis clientes. “É umas oferta integrada que inclui site, landing pages customizáveis, CRM, motor de reservas e central de reservas”, cita. “Relacionamento é uma palavra que sempre esteve presente na trajetória da Letsbook. Todas as nossas tecnologias são voltadas para que o hoteleiro explore ao máximo essa premissa”, acrescenta.

“O hotel que faz bom uso do relacionamento com o cliente consegue gerar mais vendas diretas, elevando suas margens e ainda tendo o bônus de fidelizar o hóspede com mais facilidade”, completa Pires.

Próximos encontros

Para finalizar o evento, Thaís deu mais detalhes de como funciona a oferta integrada da TOTVS para os hotéis, bem como seu modelo de negócio e vantagens para os hoteleiros. Para ela, esse pacote de soluções tecnológicas, que integra produtos de parceiros como RD Station, Tribuzana e Letsbook, ajuda os hoteleiros a mitigar suas principais dores na gestão dos empreendimentos.

“Hoje, principalmente na hotelaria independe, vê-se uma dependência grande dos hotéis com seus intermediários. Além disso, poucas são as propriedades com boa maturidade digital, o que passa também por fazer investimentos em marketing digital”, avalia a gerente da TOTVS. “Nossa oferta integrada não significa apenas entrega de software. É, na verdade, uma estrutura de serviços agregados que ajuda a maximizar os resultados”, comenta.

A próxima parada do Roadshow TOTVS Hospitalidade 2023 acontecerá no início de março, no interior de São Paulo. As cidades de Águas de São Pedro (inscrições no link) e Brotas (inscrições no link) recebem o evento nos dias 1 e 2 do próximo mês.

(*) Crédito das fotos: Vinicius Medeiros/Hotelier News