RioCapital carioca pode ter hospedagens ociosas após eventos esportivos
(foto: wikipedia.org)

O COI (Comitê Olímpico Internacional) estipula que as cidades-sede dos jogos tenham, no mínimo, 27,8 mil habitações para receber os visitantes durante o evento esportivo. Mas segundo estimativas da ABIH (Associação Brasileira de Indústria de Hotéis), em 2016, o Rio de Janeiro terá quase o dobro do número exigido pela instituição olímpica, chegando a 52 mil habitações.

Nos próximos três anos serão construídos 20 mil quartos, resultado de um investimento de US$ 1 bilhão em 250 novos hotéis, de acordo com informações da associação hoteleira. “É um novo momento para a estrutura receptiva do Rio de Janeiro, com muitas notícias positivas, novos hotéis, novos serviços e um Estado em pleno desenvolvimento”, afirma Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ.

Esse excedente de acomodações pode fazer com que a capacidade hoteleira do Rio fique ociosa. Para a entidade, a solução seria elaborar um calendário de eventos, com espetáculos e feiras, para oferecer pelo menos uma atração por mês e garantir a rentabilidade futura.

Contrapartida
Segundo os cadastros de órgãos responsáveis pelas Olimpíadas, cerca de 200 mil pessoas – entre atletas, imprensa, voluntários e organizadores – vão participar dos jogos. De acordo com a Pesquisa de Serviços de Hospedagem 2011, feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), à época a cidade possuía 67.536 leitos registrados, cerca de 30% da capacidade necessária.

Serviço
www.ibge.gov.br
www.abihrj.com.br