Há mais de uma década fora da hotelaria, Ricardo Feliciano retorna ao setor para assumir a gestão do H4 Opera Jardins, no centro de São Paulo. Agora administrado pelo Grupo HX, que está em plena fase de expansão na capital paulista, o empreendimento vem passando por diversas reformas e mudanças para se adaptar ao novo modelo de negócio. O profissional chega ao hotel para supervisionar este processo, ampliar o desempenho operacional e alinhar o relacionamento entre os moradores, a administração e os investidores.

“Aqui, temos boas diárias, alta ocupação e localização privilegiada, que vem se tornando um polo gastronômico. Além do leque imenso de restaurantes, é uma região extremamente agradável”, conta Feliciano. “Hoje, o principal desafio é manter a ocupação e uma diária competitiva, pois há grande concorrência com o Radisson e o Hilton mais próximos. Meu objetivo aqui é manter o cliente, o investidor e o administrador satisfeitos”, continua o gerente geral, em entrevista ao Hotelier News.

O relacionamento e a operação, no entanto, não estão fora da capacidade de Feliciano, visto que em sua ocupação anterior chegou a ficar responsável por mais de 1 mil funcionários e diversos tipos de clientes. “Como coordenador de Operações Regionais de São Paulo da Verzani Sandrini, eu estava do lado oposto de onde me encontro agora. Essa experiência me fez ver o prestador de serviços com outros olhos e me ensinou criar maior proximidade com os clientes, colaboradores e contratantes”, pontua o executivo.

Feliciano também ressalta as questões que cercam o mercado de trabalho hoteleiro. “Quando você vê o mundo fora da hotelaria, você se surpreende. Há uma discrepância de salário que é absurda. Não é à toa que houve uma migração muito grande de gerentes gerais indo para empreendimentos de shoppings”, alega. “O mercado hoteleiro precisa crescer muito nesse aspecto de valorização do profissional”, avalia.

Carreira

Desde sua formação em Gestão de Pessoas pela Fundação Dom Cabral, Feliciano vem acumulando experiências em diversas áreas, mas principalmente no setor de hospitalidade. Ao longo de sua carreira, chegou atuar em diferentes marcas, redes e empreendimentos hoteleiros, como Blue Tree Hotéis, Intercity Hotels, Hotelaria Brasil e Hotel Praia Mole Eco Village. Atualmente, profissional está cursando Administração e Recursos Humanos pela Estácio, pois em suas próprias palavras, “não dá para ficar parado”.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal