A Reserva Smart & Green Hotel, startup ecológica que atua no setor hoteleiro, deu mais um passo importante. A empresa, que já possui uma unidade em Ilhabela (SP), inaugurou mais um empreendimento, dessa vez na também paulista Campos do Jordão, reforçando a proposta de hotéis sustentáveis.

“Todos os nossos processos, desde o planejamento, passando pela execução da obra e operação dos empreendimentos, são sustentáveis. Na unidade de Ilhabela, por exemplo, produzimos 100% da nossa energia, somos um hotel lixo zero, fazendo todo o processo de separação, reciclagem e compostagem. E estamos trazendo toda essa proposta para Campos, sempre convidando o hóspede a participar dessa operação sustentável com o objetivo de estimular a conscientização”, explica Márcio Franco, idealizador da Reserva, em entrevista ao Hotelier News.

“Essa experiência é importante, do ponto de vista sustentável, porque faz com que o hóspede leve essas práticas para casa”, acrescenta Franco, destacando que o Reserva Campos foi pensado para testar a proposta da empresa em uma praça completamente diferente de Ilhabela, onde já está em operação há quatro anos, com nível máximo de sustentabilidade do selo verde da prefeitura, que classifica mais de 50 itens sustentáveis em hotéis do município.

Reserva Campos: construção e estrutura

O novo empreendimento da Reserva, que atualmente está operando em soft opening com preços mais acessíveis, foi todo construído com containers, estrutura sustentável que garante menor descarte na natureza. Além do fator sustentabilidade, o material garante economia em toda a obra, pois não requer serviços de fundação e terraplanagem. Por ser uma estrutura modular, reduz o tempo de execução do projeto e simplifica ampliações.

“O R de reutilizar é ainda mais evidente nessa unidade. Além disso, o material pode ser modificado facilmente, atendendo à demanda por flexibilidade. Conseguimos utilizar os containers de uma forma que ficasse tudo muito charmoso e elegante”, salienta Franco.

“Em Campos, já estamos agilizando todas as certificações sustentáveis, a parte de composteiras de resíduos e treinamento da equipe, para que possamos garantir a melhor experiência possível, sempre dentro dessa proposta de reduzir os impactos ambientais. Em Ilhabela, zeramos as emissões de carbono, por exemplo, e é algo que também estamos levando o Reserva Campos”, ressalta.

Localizado na estrada do Horto Florestal, o Reserva Campos possui 21 suítes, todas com banheira de imersão, varanda exclusiva, camas queen size, smart TV, jogo de cama e banho 300 fios, frigobar, cofre e lareira. Além disso, o empreendimento também conta com SPA, coworking, aulas de yoga, rooftop com vista para as araucárias e academia de ginástica. A parte de gastronomia ficará sob responsabilidade do Ahara Bistrô, restaurante de comida saudável que também opera na unidade de Ilhabela.

Reserva - Suíte_Campos

Empreendimento da Reserva em Campos do Jordão traz proposta sustentável

Por fim, Franco afirma que os quatro anos de operação da Reserva em Ilhabela serviram como teste para entender quais processos funcionavam. “Analisamos toda a parte de business intelligence e agora, com tudo definido, estamos expandindo para Campos e temos mais quatro destinos no radar, para ampliar nossa operação: Paraty e Búzios (RJ), Península do Maraú (BA) e Lisboa”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Reserva Smart & Green Hotel