Os branded residences, ou residenciais com serviços hoteleiros, têm conquistado espaço no mercado imobiliário mundial e brasileiro. Se você não associou o nome ao produto, exemplos não faltam no mercado brasileiro, casos dos empreendimentos que a W Hotels & Resorts desenvolve em São Paulo e Gramado (RS); o Fasano Itaim, que rapidamente esgotou; o Rosewood São Paulo, sucesso de vendas também com metro quadrado altíssimo; e o Faena São Paulo, parceria tripla entre Accor, Even e a reconhecida marca argentina de luxo.

Agora, na prática, o que são branded residences? Bem, trata-se de um produto imobiliário desenvolvido em parceria entre incorporadores e redes hoteleiras, em que a marca do hotel é associada à propriedade residencial, proporcionando aos proprietários das unidades acesso a serviços e comodidades exclusivas, como concierge, spa, restaurantes e áreas de lazer de alto padrão.

Esse conceito surgiu há algumas décadas, inicialmente nos Estados Unidos e em destinos de luxo, mas vem se expandindo globalmente, chegando a cidades como Dubai, Londres e Miami – e mais recentemente no Brasil. Para os desenvolvedores imobiliários, os branded residences representam uma oportunidade de diferenciar seus empreendimentos no competitivo mercado imobiliário, aumentando sua atratividade e potencial de valorização. Além disso, a parceria com marcas hoteleiras famosas pode facilitar a comercialização das unidades.

Já para os consumidores finais, a principal vantagem está na experiência de hospedagem premium, com acesso a serviços exclusivos e a um estilo de vida associado à marca do hotel. Projetos de sucesso ao redor do mundo, como o Armani Residences, em Dubai, e o Four Seasons Private Residences de Londres, demonstram a demanda por esse tipo de residencial de luxo.

No entanto, é impossível pensar nesse produto sem avaliar essa questão: é necessário mesmo uma grande bandeira internacional por trás para viabilizar um empreendimento desse tipo? A resposta não é simples. Embora marcas hoteleiras conhecidas possam atrair potenciais compradores, existem casos de sucesso sem essa associação. No Brasil, projetos locais – caso do Fasano Itaim – têm obtido êxito mesmo sem uma marca internacional, mostrando que a qualidade do empreendimento e sua proposta de valor podem ser suficientes para atrair um público seleto.

Os Branded Residences não apenas oferecem luxo e exclusividade aos compradores, mas também apresentam uma viabilidade financeira atraente para os desenvolvedores imobiliários. Um dos principais benefícios financeiros desse modelo é a possibilidade de aumentar o valor por metro quadrado das unidades, em comparação com empreendimentos residenciais tradicionais. No mercado imobiliário, fala-se em ganhos até 15% superiores em função da bandeira hoteleira.

Além disso, a parceria com uma marca hoteleira pode trazer benefícios na fase de pré-venda, com uma demanda potencialmente maior e mais qualificada, resultando em vendas mais rápidas e eficientes. A presença de serviços hoteleiros também pode gerar receitas adicionais para o desenvolvedor, por meio da cobrança de taxas de condomínio mais altas, devido aos custos operacionais mais elevados associados aos serviços de hotelaria.

Outro ponto a considerar é a possibilidade de financiamento facilitado por instituições financeiras, que costumam considerar os branded residences mais atrativos por serem empreendimentos de risco mais baixo devido à reputação da marca hoteleira envolvida. Isso pode resultar em condições mais favoráveis de financiamento para o desenvolvedor, reduzindo os custos de captação de recursos e aumentando a rentabilidade do projeto.

Em resumo, os branded residences representam não apenas uma oportunidade de oferecer um produto exclusivo e diferenciado aos consumidores, mas também uma estratégia financeiramente atrativa para os desenvolvedores imobiliários, com potencial de aumentar a rentabilidade e reduzir os riscos associados ao desenvolvimento de empreendimentos de luxo.

Assim, esse ativo representam não apenas uma evolução no conceito de moradia, mas também uma oportunidade lucrativa para o mercado imobiliário, que busca constantemente inovações para atender às demandas de um público cada vez mais exigente e sofisticado.

Corretora de imóveis, especialista em apart hotéis e condo-hotéis, Renata Bernardes atua há dez anos no mercado imobiliário. No período, desenvolveu a carreira Allflats, comandada por Aurimar Luis Novello e Regiane Bernardes Novello e que conta com 40 anos de expertise no segmento específico de condo-hotéis e flats. Com atuação na capital paulista, a profissional sempre buscou a integração com as operadoras hoteleiras para promover tanto a valorização das diárias, com a finalidade de rentabilizar os proprietários o máximo possível, como das unidades autônomas, a exemplo do La Residence Paulista e H4 Opera Jardins.

(*) Crédito da foto: Arquivo Pessoal