Accor, Hilton, IHG Hotels & Resorts, Marriott International e Radisson Hotel Group, algumas das maiores redes hoteleiras do mundo, anunciaram a cofundação conjunta da HARP (Hospitality Alliance for Responsible Procurement). A iniciativa está alinhada com o compromisso do setor com compras sustentáveis, fundamentais para alcançar metas de redução nas emissões de carbono escopo 3.

Uma parte importante da pegada ambiental, social e de governança de hotelaria recai sobre seus fornecedores. A HARP (Aliança Hoteleira para Compras Responsáveis, na tradução para o português) foi criada como uma nova forma de medir e melhorar o desempenho de sustentabilidade da cadeia de abastecimento das redes hoteleiras, utilizando conjuntos de dados de classificação da EcoVadis para criar metodologias de avaliação partilhadas, capacitando as empresas para interagir com seus principais parceiros.

Com base em um mapeamento de riscos de fornecedores em critérios sociais, ambientais e éticos, o cumprimento do código de compras responsáveis por parte dos fornecedores é implementado por meio de um plano de controle robusto. Além das verificações contratuais, ele mede o desempenho de sustentabilidade das empresas, minimizando os riscos da cadeia de abastecimento e elevando a inovação em ESG.

Iniciativas sustentáveis

A criação da HARP reforça alguns dos objetivos sustentáveis das redes hoteleiras. Na Accor, por exemplo, o setor de Compras visa erradicar o uso de produtos plásticos descartáveis na experiência do hóspede, além de reafirmar seu compromisso Net Zero até 2050, assinando diversas iniciativas, que visam redefinir sua trajetória de carbono.

Como parte do compromisso Net Zero, o setor de Compras forneceu soluções de energia verde e economia de energia para hotéis e sedes corporativas. Hoje, a sede em Paris é 100% abastecida com energia renovável. A HARP irá acelerar o aumento dos níveis de responsabilidade e sustentabilidade de fornecedores, além de promover as ambições das redes hoteleiras de ajudar os parceiros nos esforços da indústria para abordar pontos cruciais no desafio da sustentabilidade.

“Iniciativas inovadoras e baseadas em soluções que se concentram nas atividades comerciais principais são cruciais para concretizar a visão da indústria hoteleira para um futuro sustentável. Esta colaboração marca um próximo passo do qual a Accor tem muito orgulho de fazer parte. Estamos entusiasmados por liderar esforços criativos ao lado de grandes grupos hoteleiros e de compras”, diz Caroline Tissot, diretora de Compras da Accor.

(*) Crédito da foto: Freepik