O projeto de atendimento ao turista acontece até a próxima segunda-feira (15)
(foto: pixabay/usplash)

O projeto Guias e Monitores da Secretaria do Turismo da Bahia registrou em apenas sete dias de funcionamento cerca de 10,5 mil atendimentos em Salvador. A operação prossegue até a próxima segunda-feira (15), com 60 profissionais habilitados para prestar informações a visitantes brasileiros e estrangeiros que desembarcam na capital baiana, atraídos pelos jogos olímpicos.

Benedito Braga, subsecretário do Turismo, analisou ontem (11) os dados parciais do programa, cujo atendimento médio chega a 1,5 mil pessoas por dia. “Proporcionalmente, este número é maior que os resultados alcançados na Copa das Confederações, quando 963 turistas foram atendidos em cada dia da operação”, disse.

Esta é a 11º edição do projeto Guias e Monitores, realizado desde o Carnaval de 2008, com atuação também na Copa das Confederações e Copa do Mundo. As equipes atuam no Aeroporto Internacional de Salvador, na rodoviária, Farol e Porto da Barra, no entorno do Mercado Modelo e Elevador Lacerda.

Os guias e monitores estão habilitados para dar informações turísticas em até sete idiomas, além do português e da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A estatística de atendimento mostra que brasileiros de outros Estados (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais) estão entre os que mais requisitaram informações. Eles representam 44,3% dos registros, frente a 19,1% de baianos e 36,7% de estrangeiros – em grande parte, argentinos, franceses, mexicanos e alemães.

O idioma mais utilizado durante os atendimentos foi o português (65,8%), seguido do inglês (14,8%) e do espanhol (14%). Localização, serviços turísticos, transportes e programação dos jogos e eventos na capital baiana estão entre as informações mais solicitadas.

Dentre os turistas que buscam informações junto aos Guias e Monitores durante as Olimpíadas, jovens e adultos são maioria. Cerca de 43% têm entre 26 e 39 anos, enquanto 25,8% tem idade entre 40 e 50. Mulheres e homens estão praticamente empatados na procura por orientação de guias e monitores.
 
Serviço
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