Localizada em Paraty (RJ), a Pousada do Sandi tem adotado diversas ações alinhadas à agenda ESG (Enviromental, Social and Governance). Entre as alternativas trazidas pela administração da pousada, estão uma miniestação de tratamento de água, criação da Orquestra Municipal e de uma fazenda de energia solar.

Segundo Sandi Adamiu, proprietário e administrador da pousada, que celebrou 30 anos de fundação em 2020, o projeto da miniestação deve começar em 2022, em parceria com a prefeitura local. Adamiu reforça que a ideia é transformar as chamadas “águas negras” em águas claras, para que só depois essa corrente siga já limpa para o Rio Perequê-Açu, que corta a cidade.

“Estamos em fase de estudos e esperamos que seja um projeto piloto para que outros empresários tomem a mesma iniciativa e, assim, chegarmos a 33 quarteirões e ter o Centro Histórico completamente saneado. Isso será literalmente um divisor de águas para a cidade”, avalia.

Quanto à criação da fazenda de energia solar, o empresário afirma que o objetivo é gerar energia limpa para a pousada, exatamente como já ocorre na Villa e Loft Bom Jardim, também de propriedade da família e que foram recentemente reformadas e disponibilizadas para locação.

Adamiu vê vários benefícios para empresas que adotam a agenda ESG. Segundo ele, organizações que possuem boas práticas nesse campo apresentam resultados melhores ao longo do tempo. “São projetos e práticas que reforçam nosso amor e dedicação por Paraty.”

Ações Sociais

Entre as ações no âmbito social, a pousada tem atuado em diferentes projetos, como a criação da Orquestra Municipal. O objetivo é reunir 60 crianças e jovens de diferentes bairros da cidade, utilizando a música como ferramenta de transformação social. “Estamos captando recursos para comprar instrumentos e equipar a orquestra, enquanto a prefeitura vai se encarregar da manutenção e da perenidade do projeto”, pontua Adamiu.

Além disso, a pousada apoia outros projetos sociais, como a Escola de Boxe e o Educar Pela Dança. “No início deste ano, doamos todo o piso apropriado para as aulas de dança, um equipamento de extrema importância para a evolução e desempenho dos alunos”, acrescenta.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Pousada do Sandi