Quando as embarcações portuguesas chegaram ao Brasil, a primeira vista da terra prometida foi o Monte Pascoal, em Porto Seguro. E nas areias que hoje recebem milhares de turistas, os colonizadores começaram a escrever a história do nosso país como o conhecemos atualmente. Destino que foi berço da nossa nação após a chegada de Pedro Álvares Cabral, a região se transformou ao longo dos séculos, dando lugar a uma das cidades brasileiras mais visitadas. A escolha ideal para iniciar o Destino In Loco do Hotelier News.

Com uma cultura indígena latente, Porto Seguro se preocupa em preservar e reverenciar os povos que aqui habitavam antes da colonização. Etnias como os pataxós fazem parte da experiência que é visitar o destino, sendo parte essencial do turismo e da mão de obra.

Localizado ao Sul da Bahia, Porto Seguro consolidou-se como um dos três maiores destinos turísticos de lazer do país. O antigo vilarejo deu lugar a uma cidade de 150 mil habitantes, que comporta uma estrutura hoteleira de 75 mil leitos.

Com duas portas de entrada, uma rodoviária e a outra aérea, Porto Seguro é a mistura perfeita de história, natureza e gastronomia. Guto Jones, secretário adjunto de Turismo, narra seis experiências no destino para diferentes gostos e perfis de turistas.

Centro histórico

A primeira vila residencial do Brasil se transformou no Centro Histórico de Porto Seguro. Com três praças principais, destacadas por igrejas, a região concentra gastronomia e cultura. “É uma das principais visitas culturais do destino”, comenta Jones.

Conectadas por uma rua principal, as praças nos apresentam as igrejas de São Benedito, Nossa Senhora da Pena e da Misericórdia. “Aqui, encontramos casas datadas do século XVII e XVII. São histórias que o Centro revive, daquelas que lemos nos livros. É importante saber como foi a tomada de posse do Brasil”, conta o guia turístico Daniel Isidoro da Silva.

Acarajé, chocolate feito de cacau puro, entre outras comidas regionais fazem parte da experiência. “Isso sem contar os artesanatos, bordados e arte Pataxó. Vale muito a pena conhecer essa que é uma das sedes do nosso país”, salienta o secretário.

Le Fantastique Monde de Benjamim

Mas nem só de acarajé vive Porto Seguro. Em Arraial D’Ajuda, distrito da cidade, o Le Fantastique Monde de Benjamin é uma experiência gastronômica completa. O restaurante à la carte é uma verdadeira viagem aos anos 1920, com referências do tango, jazz, blues e teatro.

Com uma gastronomia e coquetelaria de excelência, o empreendimento funciona das quartas-feiras aos domingos, das 19h “até o vampiro pedir para as pessoas irem embora”, como os funcionários costumam brincar.

Inspirado na Belle Époque de Paris, o Le Fantastique é uma casa de 10 mesas exclusivas, que promove shows ao vivo. Uma visita que une entretenimento e gastronomia.

Porto Seguro - destino in loco - intern

Praias e belezas naturais são os maiores atrativos do destino

Espaço Sparvati & Bistrô do Arnô

Outro distrito de Porto Seguro, o Vale Verde é a porta de entrada para o Parque Nacional Pau Brasil e destino do Espaço Sparvati & Bistrô do Arnô. A hospedaria, que ressalta os ares rústicos do local, está a 30 quilômetros (km) de Trancoso e a 25 km de Arraial D’Ajuda.

“Temos um visual incrível, de muita natureza, com cinco acomodações confortáveis e de muito requinte”, conta Arnaud Manuel Scholl, proprietário do Sparvati e chefe de cozinha.

Além dos quartos com banheira, o empreendimento ainda oferece academia, sala de jogos e piscina. Com ares de casa de luxo, o Sparvati conta com um jardim de 13 mil metros quadrados (m²) e vista para o Vale do Rio Bunharém. O espaço também recebe eventos sociais e corporativos, como aniversários e casamentos.

Já o Bistrô do Arnô serve uma mistura de pratos com referências das culinárias italiana, francesa e brasileira preparadas pelo próprio chef. O restaurante é aberto ao público externo e também pode ser reservado para grupos.

Vale dos búfalos

A apenas 10 km de Arraial D’Ajuda, no caminho para Trancoso, às margens do Rio Bunharém, está o Vale dos Búfalos. Nosso anfitrião foi Roberto Cangussu, de uma família de criadores de búfalos há mais de 50 anos. “Criamos os animais em um ambiente natural, com pastagens nativas que promovem essa integração com o meio ambiente”, conta.

Com a preservação da região como uma de suas maiores premissas, Cangussu também é produtos de queijos artesanais, como as famosas burratas de búfala. “Levamos esse frescor do campo. Nossa produção é feita à mão, de forma artesanal, onde toda a nossa família está inserida nessa movimentação”, pontua.

Localizado na BA-283, o principal atrativo do passeio são os rebanhos, que dão um show à parte, complementando a beleza natural da região. Os visitantes ainda podem acompanhar a ordenha de vacas e degustar os queijos produzidos na fazenda.

Teatro L’Occitane

No distrito de Trancoso, na estrada para Arraial D’Ajuda, o Teatro L’Occitane é um empreendimento ainda pouco conhecido no turismo de massa de Porto Seguro. Parte de um complexo, a construção comporta 1,1 mil pessoas sentadas na parte superior e outras 1 mil na parte inferior.

Com acesso pela estrada municipal, o Teatro L’Occitane foi concebido pelo arquiteto luxemburguês François Valentiny e pode ser considerado uma obra de arte por si só, não deixando nada a desejar para as principais salas de espetáculos do mundo.

Festivais culturais; apresentações artísticas; festas e celebrações; gravações, ensaios fotográficos e filmagens; desfiles de moda; videoclipes comerciais, lançamentos de produtos, congressos, simpósios, workshops, encontros corporativos e socioeducativos são alguns exemplos de eventos que o Teatro L’Occitane recebe, além de visitas turísticas.

“O Teatro L’Occitane reflete todo o glamour de Trancoso, além de receber um festival de música no primeiro semestre”, salienta o secretário adjunto.

Sua estrutura conta com sete salas de ensaio, seis camarins individuais, sala de piano, vestiários, sala de dimmer e bar. “É um local que se vende sozinho, com muita demanda para casamentos, festivais e eventos particulares”, revela Luiz Lopes, supervisor do teatro.

Caraíva

Para completar nossa experiência em Porto Seguro, o Destino In Loco foi conhecer as belezas de Caraíva — destino que caiu nas graças do turista. Com acesso rodoviário até o trevo de Trancoso, o restante do trajeto é feito por estrada de chão e pequenas canoas e embarcações, uma vez que carros não são permitidos para pessoas de fora do vilarejo.

“Estamos na reserva extrativista de Corumbau, um lugar abraçado pelo Parque Nacional do Monte Pascoal, o local de chegada dos portugueses ao Brasil e com grande potencial histórico”, destaca Tatiana Paixão, conselheira do Contur.

Ao atravessar o Rio Caraíva, o vilarejo encanta por sua simplicidade e natureza da península que se une com o mar. “É um local pequeno e especial. A energia elétrica chegou a Caraíva há 15 anos, com todos os cuidados para que isso não atrapalhasse a vista das estrelas”, diz Tatiana.

Além de aproveitar o vilarejo, embalado pelo ritmo do forró pé de serra, com opções gastronômicas que vão da moqueca ao hambúrguer, os turistas têm diferentes opções de roteiros e passeios.

Subir o Rio Caraíva de voadeira (pequenas embarcações) é uma sugestão para quem aprecia o pôr do sol. Já o passeio de buggy para a Ponta do Corumbau é feito durante o dia, com uma bela paisagem no caminho e opções gastronômicas com sabores regionais, como é o caso do arroz de polvo.

Saindo da rota de praias, a experiência na Aldeia Porto do Boi promove uma imersão na história e na cultura Pataxó. A vivência indígena inclui pinturas corporais, contação de histórias, banho de ervas, ritual de rapé e degustação de peixe assado na folha da patioba.

Já a opção náutica mais conhecida é o passeio até as praias do Satu e do Espelho, ambas com estrutura de restaurantes e bares. Vale ressaltar que o trajeto também pode ser feito caminhando para os mais dispostos.

Acompanhe a viagem completa na estreia do Destino In Loco do Hotelier News.

(*) Crédito das imagens: Peter Kutuchian/Hotelier News