Atualmente, a flexibilidade é uma grande prioridade para os viajantes. Em estudo recente do Expedia Group, mais de um terço dos entrevistados disseram que filtram políticas de cancelamento reembolsáveis ao pesquisar acomodações em um site de reservas de viagens. E essa pode ser uma boa alternativa para os hotéis, visto que, caso não adotem tarifas flexíveis, desaparecerão de um terço das buscas na plataforma, aponta o Hotel News Resource.

Quando os hotéis oferecem uma política flexível de preços no Expedia, por exemplo, aparecem como “cancelamento gratuito” nos resultados de pesquisa dos viajantes, o que ajuda os empreendimentos a se destacarem da concorrência. Além disso, tarifas reembolsáveis dão aos viajantes maior confiança para reservar com tranquilidade caso haja mudança de planos.

Na mesma pesquisa, os entrevistados disseram que a prioridade número um ao fazer uma reserva é poder cancelar e obter um reembolso total se seus planos mudarem. Isso ainda continua sendo um diferencial para os viajantes, pois além de oferecer confiança, aumenta a fidelização da marca.

Comportamento do consumidor

A preferência por preços flexíveis já vem se mostrando forte desde o final de 2021. De acordo com o relatório Dynamic Traveller: A New Era of Hotel Guest, do SiteMinder, entre os principais fatores que influenciam as reservas, estão o cancelamento gratuito e tarifas flexíveis.

Na época em que a pesquisa foi divulgada, por exemplo, a Austrália registrava que a flexibilidade de reservas estava entre as duas principais prioridades para 45% dos viajantes, enquanto na França, Espanha e Reino Unido, era um fator chave para mais de 40%.

(*) Crédito da foto: davidlee770924/Pixabay