Há exatos 100 anos, em 1923, os jovens Ricardo Wagner e Afonso Lange saíram de Ponta Grossa (PR) em direção a Antonia, pilotando uma Harley Davidson 16-F e uma Indian Scout, em um trecho de mais de 200 quilômetros (km). O feito ganhou importância como a primeira viagem de moto no país. E qual a relação entre o acontecimento e o Planalto Select Hotel? É simples: Wagner é avô de Daniel Wagner, diretor executivo do empreendimento, que celebrará o feito repetindo o trajeto neste sábado (19).

“Temos muita alegria em sermos parte da organização deste evento tão emblemático para o mototurismo. Além de homenagear o pioneirismo dos dois motociclistas, dos quais um é o meu avô, colocamos Ponta Grossa e Antonina no mapa do mototurismo, fomentando assim o fluxo de visitantes em nossas cidades”, diz Wagner em entrevista ao Hotelier News.

Planalto Select Hotel - Passeio_moto

Icônico passeio completa 100 anos

“Uma vez comemorando o centenário do passeio, vamos fortalecer a Rota 01 como produto turístico permanente, fomentando a visitação aos estabelecimentos das cidades de Ponta Grossa, Palmeira, Curitiba, Estrada da Graciosa e Antonina ao longo de todo o ano. O Planalto Select Hotel se orgulha em ser sempre um agente protagonista no desenvolvimento do turismo”, complementa o executivo.

82 anos de história

Em 2023, o empreendimento completa 82 anos no mercado. Idealizado pelo Rotary Club de Ponta Grossa, foi o prédio mais alto da cidade na década de 40 e o primeiro com laje nos pavimentos. Com apenas dois anos de operações, o hotel recebeu o então presidente Getúlio Vargas, no auge do Estado Novo, em 1943.

Anos mais tarde, em 1974, nasceu a empresa Hotel Planalto Palace Ltda., pelas mãos dos irmãos Wilson e Franklin Wagner após a aquisição do prédio, até então Palace. À época, a estrutura dispunha de 120 quartos e quatro apartamentos com banheiros privativos. No ano seguinte, a família iniciou uma série de reformas, passando a oferecer 75 apartamentos, todos com banheiro.

A partir disso, cada UH ganhou um aparelho de telefone, frigobar e televisão, marcando assim a era que se iniciava sob a gestão da família Wagner. O hotel ganhou o nome de Planalto Select Hotel em 2019, após reposicionamento de marca. Marcando o novo ciclo, foi inaugurado o Lumen Café, idealizado por Rafael Wagner, irmão de Daniel.

A comemoração aos 100 anos do famoso passeio marca a ideia do hotel de reforçar suas raízes, abraçando a demanda de viajantes que se aventuram de moto pela região.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Planalto Select Hotel