Paridade tarifária - Selo

A distribuição hoteleira não é tão glamorosa ou conhecida quanto Vendas e Marketing, além de não contar com muitos especialistas no mercado. Nesse cenário, a paridade tarifária segue sendo um dos temas desse departamento, em pauta nos roundtables do board de Distribuição da HSMAI Americas.

A paridade tarifária é um assunto que faz parte do dia a dia de revenue managers e E-commerce managers. E mesmo com ferramentas liberando preços diferenciados nos canais offline diretos dos hotéis, é possível gerir e direcionar os canais por meio de ofertas especiais, programas de fidelidade e bom posicionamento de marca.

A reunião do board da HSMAI, que abriu capacitações sobre os temas, apontou outras questões importantes, como a tarifa dinâmica. Uma conclusão comum é a necessidade de migrar de contratos corporativos para tarifas estáticas para modelos mais flexíveis, como tarifas dinâmicas ou descontos sobre a melhor tarifa do dia.

Além disso, para otimizar a gestão da paridade tarifária, é preciso investir em ferramentas que analisam em real time os preços em diversos canais e concorrência. Atualmente, fala-se de uma tecnologia viável e importante, inclusive para hotéis pequenos e independentes.

Outros insights

O consenso dos participantes do board da HSMAI foi de que, para a maioria das empresas hoteleiras, não há um hub centralizado para atualizar todos os canais de reserva. Mesmo em uma rede, com complexos channel managers, atualizar o conteúdo em todos os canais exige esforço e comunicação extensos entre o escritório central e os empreendimentos.

Muitos sistemas ainda não são integrados de maneira mais eficiente para que alterações feitas em determinados locais sejam refletidas em todos os canais. Dessa forma, chegou-se à conclusão de que os hoteleiros devem se unir e pressionar os parceiros a avançarem tecnologicamente nessa área, e algumas boas práticas foram elencadas. Entre elas:

  • Ter uma equipe dedicada à atualização de conteúdo para sites de parceiros de terceiros
  • Garantir a existência de canais adequados de comunicação, permitindo que os hotéis informem a sede corporativa sobre as alterações
  • Assegurar o rastreamento de alterações feitas em todos os canais
  • Tomar como referência a indústria de vacation rentals, que possui um hub centralizado para facilitar a atualização de conteúdo
  • Contratar tecnologia que possa auxiliar na distribuição de imagens e em sites de reviews
  • Utilizar as APIs de conteúdo fornecidas por alguns parceiros
  • Pressionar provedores de CRS e PMS para adicionarem mais campos aos seus sistemas

Dicas para paridade tarifária e vazamentos

Entre os principais apontamentos neste sentido, estão encerrar ou minimizar contratos que ofereçam taxas estáticas e migrar para as dinâmicas, realizar reservas teste para identificar a fonte de distribuição que está reduzindo as tarifas por meio de terceiros.

Por isso, é importante incluir cláusulas no contrato para que o terceiro arque com os custos das reservas de teste. Por fim, contratar parceiros que conduzam pesquisas de tarifas em seu nome, rescindir contratos com os infratores ao identificar vazamentos, e adicionar cláusulas pontuando que vazamentos são motivos para rescisão são alguns dos insights para garantir estratégias assertivas.

Essas conclusões refletem a complexidade e a dinâmica em torno da paridade tarifária na hotelaria global. A busca contínua por soluções inovadoras e a colaboração entre os players do setor são cruciais para enfrentar os desafios persistentes e promover práticas mais eficazes na gestão de tarifas.

(*) Crédito da foto: Divulgação/HSMAI