Mesmo que a OYO Hotels & Homes ainda continue sem se pronunciar oficialmente sobre a oferta pública, o tão esperado IPO (Initial Public Offering) – anunciado no início deste ano e abandonado meses depois– parece estar, finalmente, acontecendo. A plataforma baseada na Índia reportou bons resultados no segundo trimestre e, por este motivo, a oferta pública inicial deve ocorrer até o final deste ano ou início do próximo, segundo o Skift.

A forte presença da plataforma de hospitalidade em seus principais mercados da Índia e do Sul da Ásia teve papel crítico em seu ressurgimento no último trimestre. Em seu último relatório órgão regulador indiano SEBI (Securities and Exchange Board of India), o operador e agregador de hotéis econômicos informou que os lucros antes das margens de juros, impostos, depreciação e amortização aumentaram para 0,5% no primeiro trimestre fiscal de 2023.

Após protocolar sua documentação de IPO junto aos reguladores da Índia em 2021, a OYO planejava levantar US$ 1,1 bilhão. No entanto, relatórios no início deste ano sugeriram que a oferta pública poderia ser reduzida pela metade ou até mesmo retirada.

Entendendo a situação

A OYO espera gerar fluxo de caixa livre positivo até o final deste ano fiscal. Para isso, a receita da empresa precisaria se manter em crescimento para realizar o controle de custos. Os mercados da Índia, norte da Europa, Indonésia e Malásia seriam os principais mercados que precisariam funcionar para que a empresa chegasse a esse resultado.

As casas de férias surgiram como um segmento estratégico para a OYO na Europa. A empresa fez aquisições, incluindo a da empresa croata de aluguel por temporada Direct Booker. No mês passado, a empresa de Ritesh Argawal anunciou a aquisição da Bornholmske Feriehuse, da Dinamarca, indicando sua intenção de continuar se fortalecendo na Europa.

O mercado de viagens indiano, dominado principalmente pela demanda doméstica, mostrou grande resiliência ao longo dos últimos anos e os executivos de viagens esperam que isso seja um bom sinal para uma oferta pública bem-sucedida.

(*) Crédito da foto: Reprodução/Skift