De acordo com relatório divulgado pela ABIH-BA, a ocupação média de Salvador teve incremento em outubro, atingindo 66,77%, superando os 55,18% do mesmo período do ano passado e os 64,76% em relação ao mês anterior. Além disso, os dados também trouxeram uma prévia do mês de novembro e expectativas para dezembro.

“Hoje, fiz um levantamento exclusivo da taxa de ocupação do dia 1º de novembro até hoje (24). Verifiquei uma média e 67%, que mostra que estamos alcançando o número do mesmo período de 2019 (65,59%), antes da pandemia. A expectativa para dezembro é de que seja um mês positivo, com 65%, nos fazendo estar próximos aos resultados do período anterior à crise sanitária”, diz Luciano Lopes, presidente da ABIH-BA.

A Bahia é composta por 13 zonas turísticas, que oferecem grande diversidade de destinos, e Salvador é a primeira cidade no turismo de lazer. “A capital baiana está bonita e organizada, temos hotéis novos e reformados, e possuímos uma excelente logística e infraestrutura envolvendo o trade. Salvador não é apenas um turismo de sol e praia. Nós temos também o turismo gastronômico, histórico, cultural, de negócios, religioso e mais”, complementa.

Master Classes no Expo Carnaval 2023

Como entidade representativa da hotelaria baiana, a ABIH-BA está presente em um estande na Expo Carnaval Brazil 2023, que teve início hoje e segue até domingo (26), no Centro de Convenções Salvador.

“Os meios de hospedagens vão além de apenas oferecer um quarto. Eles são essenciais na construção da experiência, que precisa ser positiva desde a sua reserva até o momento do visitante ir embora. Especialmente no Carnaval os hotéis se tornam pontos muito disputados para experiências únicas, por ser o período em que a cidade se transforma em um destino imperdível. É quando os estabelecimentos hoteleiros atingem uma taxa extraordinária de ocupação de 100%”, detalha Lopes.

Ainda segundo o presidente da ABIH-BA, o faturamento gerado no decorrer da festa momesca corresponde a 12% do faturamento anual dos hotéis, fator que reafirma a relevância da festa para a atividade hoteleira.

(*) Crédito da foto: digasalinas/Pixabay