Os  prédios dos antigos Pestana e Othon Palace Hotel, dois marcos na rede hoteleira de Salvador, estão prestes a receber uma nova vida como hotéis, de acordo com o prefeito Bruno Reis. Este  desenvolvimento foi compartilhado durante o lançamento do Calendário Oficial de Turismo Esportivo da cidade.

O Pestana, localizado na Rua da Fonte do Boi, no Rio Vermelho, tem um legado como o primeiro hotel cinco estrelas da capital baiana, tendo sido inaugurado em 1974 sob a bandeira Le Méridien. O prédio foi construído sobre rochas à beira-mar e hospedou figuras ilustres, como o rei Pelé e a ex-primeira dama dos Estados Unidos, Hillary Clinton. 

O Othon Palace Hotel, outro ícone da paisagem de Salvador, também está no caminho da revitalização. Fechado quase três anos após o Pestana, o edifício à beira-mar em Ondina foi fundado em 1975 e figurou na Avenida Oceânica por 43 anos. O prefeito Bruno Reis informou que o grupo Moura Dubeux, o mesmo comprador do Pestana, comprou o prédio do Othon Palace. “Vamos ampliar nossa oferta de leitos, para atender essa demanda que aumenta cada vez mais”, explicou.

Impactos

Os impactos do fechamento destes hotéis reverberaram pela cidade. Além de hospedar eventos e congressos de renome, eles eram pontos de atração para turistas, contribuindo significativamente para a economia e o setor turístico.

O fechamento do Pestana, em janeiro de 2016, teve impacto profundo. O prédio de 23 andares, que costumava abrigar turistas, chefes de estado, atletas e artistas, era um motor essencial para o comércio local. De acordo com apuração do Jornal Correio, a empresária Vânia Luz, cujo restaurante Sabor de Casa era frequentado por hóspedes do hotel, testemunhou uma queda de 50% nas vendas após o fechamento. Ela ainda se declara feliz com a possibilidade de reabertura do hotel e reitera que o Rio Vermelho vive de turismo.

A reabertura desses locais icônicos é saudada como uma notícia promissora por parte das autoridades e do setor turístico. A expectativa é que a revitalização desses prédios traga de volta o charme e a vitalidade que uma vez impulsionaram a cena turística da cidade, resgatando sua relevância econômica e cultural.

(*) Crédito da foto: Skeeze/Pixabay