Ostentar estrelas Michelin é uma honra para poucos chefs e restaurantes, e a oportunidade de conquistá-las vinha sendo escassa, desde que a publicação interrompeu suas operações no Brasil, em setembro de 2020. Agora, o Guia Michelin, que chegou por aqui em 2015, está de volta à ativa no país.

De acordo com um comunicado oficial, os inspetores do guia já estão visitando restaurantes em São Paulo e no Rio de Janeiro para a próxima edição brasileira da publicação, prevista para março de 2024. Para os estabelecimentos agraciados com estrela(s), o reconhecimento é gigantesco. Então, hoteleiro, fique esperto! Qualquer um de seus clientes pode ser o inspetor que vai (ou não) indicar sua cozinha para aparecer na ilustre lista.

A próxima edição brasileira do Guia Micheli , que contará com restaurantes do eixo Rio-São Paulo, recebeu apoio das prefeituras das duas cidades e de suas respectivas secretarias de Turismo. “As inspetoras e inspetores do Guia Michelin já começaram a voltar a estes bons restaurantes e, agora, estão ansiosos para revelar sua próxima edição em março de 2024”, afirmou Gwendal Poullennec, diretor Internacional do Guia Michelin.

No Brasil, poucos restaurantes dentro de hotéis ostentam estrelas Michelin. Alguns deles são o Mee, de culinária pan-asiática, e o Cipriani, de culinária italiana. Ambos ficam dentro do Belmond Copacabana Palace e cada um conta com uma estrela. 

A avaliação

Os inspetores visitam os estabelecimentos anonimamente, pagam por suas refeições como qualquer outro cliente, mas, a todo momento, estão trabalhando. Os avaliadores não olham para a decoração interior, para a mesa ou para a qualidade de serviço quando atribuem estrelas, que são os indicativos exclusivos da gastronomia.

Segundo a publicação, cinco os critérios são levados em conta na avaliação:

1- Qualidade dos produtos;

2- Domínio do sabor e técnicas culinárias;

3- A personalidade do chef na sua cozinha;

4- Relação qualidade/preço;

5- Consistência entre visitas.

Não se sabe ao certo quantas visitas os inspetores realizarão até poderem, de fato, enviar suas avaliações.

(*) Crédito da foto: buffetcrush/Pixabay