Felipe Carreras, secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco – autarquia também participa como apoiadora
(fotos: Filip Calixto)

Região pretendida por um em cada dois viajantes brasileiros, segundo apontou o MTur (Ministério do Turismo), o Nordeste volta à agenda anual de eventos no segmento turístico. Substituindo a antiga BNTM, realizada derradeiramente em 2014, foi lançada hoje (14) uma nova feira que terá o Estado de Pernambuco como sede. A novidade é o Destination Brazil Travel Mart, agendada para os próximos dias 18 e 19 de maio, em Porto de Galinhas.

O encontro já nasce com ambições pretenciosas e espera, já nesta edição, alcançar a cifra de R$ 200 milhões em negócios realizados. A expectativa é reunir 200 buyers de aproximadamente 20 países e 120 suppliers de toda a região. Atração principal do ensejo, as rodadas de negócios devem atrair cerca de 500 visitantes.

Todos esses planos e índices são planejados pela AHPG (Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas) e pelo PGCVB (Porto de Galinhas Convention & Visitours Bureau) que aparecem como realizadores da iniciativa. 

"Será o evento mais importante do turismo no Nordeste, sendo uma peça fundamental e extremamente oportuna em função da possibilidade real de trazer estrangeiros com o câmbio favorável", pondera Otaviano Maroja, presidente do Porto de Galinhas CVB. Nessa declaração, o executivo cita um dos principais argumentos para a organização do encontro: a desvalorização da moeda brasileira e o consequente preço baixo para viajantes internacionais.

Assim como Maroja, boa parte dos envolvidos na elaboração da feira aposta na configuração atual para tornar os Estados do Nordeste ainda mais atrativos para os gringos. 


Otaviano Maroja, presidente do Porto de galinhas CVB – uma das entidades realizadoras do encontro

Para Marcos Tiburtius, presidente da AHPG, o distrito de Ipojuca – próximo à Recife – pode aproveitar em grande medida a reunião. "Temos muito a mostrar, porque Porto cresceu muito nos últimos anos com novas unidades hoteleiras, restaurantes e um destino bem mais amadurecido para recepcionar os visitantes".

Entidades governamentais como a Secretaria Estadual de Turismo e a Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco) também fazem parte da engrenagem que viabilizou a feira. Felipe Carreras, responsável pela pasta estadual, ressalta o papel de liderança assumido pela representação pernambucana. "Estamos liderando o processo de lançar e consolidar um evento internacional focado no mercado profissional de turismo. Nossa meta é trabalhar todo o potencial turístico nordestino aproveitando essa grande oportunidade trazida com a alta do dólar que é a de promover roteiros para viagens curtas dentro da própria região", discursa.

Além da edição pernambucana, em, pelo menos, outras duas ocasiões o evento será realizado. Já é sabido que Bahia e Ceará realizarão as próximas convenções, nos próximos anos.

O centro de Convenções do Hotel Armação foi confirmado como o local em que as atividades deste ano ocorrem.

A configuração do evento em questão lembra muito a feira que a antecedeu. Segundo informado no cronograma, no primeiro dia, os buyers participam de capacitações na parte da tarde e, no período da noite, ocorre o evento oficial de abertura. No dia seguinte a rodada de negócios ganha atenção total. 

Serviço
www.portodegalinhas.org.br
www.portodegalinhas.org.br