Accor OsascoEduardo Camargo, da Accor, Jorge Lapas, prefeito de Osasco,
e Antonio Setin, da Setin Empreendimentos

(fotos: Filip Calixto)

Quarto maior PIB (Produto Interno Bruto) do Estado de São Paulo e 12º no Brasil, o município de Osasco irá ganhar dois empreendimentos Accor no próximos anos. O anúncio da construção das unidades foi feito nesta segunda-feira (8) na sede da prefeitura do destino e contou com a participação de representantes do governo municipal, da empresa hoteleira e da Setin Empreendimentos Imobiliários – companhia responsável pelas obras.

Nomeado Mondial Osasco o projeto é um complexo instalado na via mais conhecida da cidade localizada na região Metropolitana de São Paulo – a Avenida dos Autonomistas. A projeção tem três torres, uma com escritórios comerciais e as outras duas dedicadas à hospedagem com as bandeiras ibis, que atende o público classificado como econômico, e ibis budget, que tem os clientes de perfil super econômicos como alvo.

De acordo com a representação das empresas, o empreendimento, que tem previsão de inauguração para maio de 2016, reúne 384 apartamentos hoteleiros – 180 no ibis e 204 no ibis budget – e 108 ofices. Todos levantados com a bagatela de R$ 140 milhões em VGV (Valor Geral de Vendas). Parte dos recursos arcados pela própria Setin e parte pelo banco Bradesco, que teve preferência na negociação por ser sediado no município.

Os hotéis são comercializados pelo modelo condotel, com custos arcados por investidores pulverizados – quando cada quarto ou cada pavimento de um empreendimento é de propriedade de um investidor diferente.

Segundo Antonio Setin, diretor geral da Setin Empreendimentos, o aspecto mais importante e fator que determinará o sucesso do projeto é a localização. “Instalamos hotéis em lugares que tem pujança comercial e que trarão retorno, tanto para a cidade como para os investidores e empresas envolvidas. A hotelaria de Osasco tem atualmente cerca de 70% de ocupação. Contudo há uma demanda ainda inexplorada por aqui que é exatamente o público econômico”, comenta.

Antonio SetinAntonio Setin, diretor geral da Setin Empreendimentos

Ainda conforme confidencia o executivo, o terreno dos novos hotéis foi escolhido com muita felicidade. “Na hotelaria existem três pontos fundamentais. Localização, localização e localização. Não foi simples encontrar um bom terreno num destino onde os lotes são caros e difíceis, mas fomos persistentes a agora temos o que queríamos”, revela.

A vontade de incorporar a região a seu portfólio também foi citada por Eduardo Camargo, diretor adjunto de Desenvolvimento de Novos Negócios da Accor para o Brasil. Segundo ele, há tempos o grupo francês estudava a possibilidade de instala-se no local.

Apoio do município
Também presente na ocasião, Jorge Lapas, prefeito de Osasco, falou sobre a importância do lançamento para a população da cidade. “Esta é uma oportunidade para minimizar os gastos do morador de Osasco em outras cidades. Estamos tentando facilitar a vida do cidadão além de trazer novas opções”, afirma.

Recém-chegado ao posto, Lapas exaltou a gestão anterior e propôs uma parceria com o grupo Setin. “Queremos que os locais assumam os postos gerados pelo Mondial. Para isto propomos um convênio que capacita e qualifica pessoas”, diz.

Espera-se que o complexo, quando em operação, gere cerca de 75 empregos diretos e 250 indiretos.

Jorge LapasJorge Lapas sugeriu uma parceria com a incorporadora

Lapas ainda assegura que não há nenhum incentivo financeiro da prefeitura na transação. Todavia, faz questão de frisar que usou toda a agilidade do órgão para viabilizar os alvarás que permitem o início das obras.

Retorno do investimento
Questionado pela reportagem sobre o prazo estipulado para que o empreendimento se banque, Camargo assegura que em sete anos os investidores terão todo o capital investido de volta.

A respeito da possibilidade de novas bandeiras da empresa francesa no município, o diretor adjunto não revela muito. “Ostras categorias hoteleiras só chegaram com demanda. Ainda não percebemos oportunidade para outras marcas mas na hora oportuna podemos chegar com mais novidades”, afirma.

Serviço
www.accorhotels.com
www.setin.com.br