Steven Daines mostra a nova marca, já presente
no ibis São Paulo Expo Barra Funda
(fotos: Juliana Bellegard)

A reformulação da marca ibis, anunciada pela Accor em meados do ano passado, já faz-se ver nos hotéis brasileiros. Na manhã de hoje (29), Steven Daines, diretor de Operações ibis e ibis budget para a América Latina, reuniu-se com jornalistas para detalhar este projeto de rebranding, cujos investimentos na região serão de R$ 4 milhões.
 
O ibis São Paulo Expo Barra Funda, situado na zona oeste da capital paulista, foi escolhido como o primeiro empreendimento a ser convertido. Já é possível ver a nova marca no totem frontal do hotel e também em seu interior, em detalhes como a chave magnética. As próximas unidades a serem modificadas serão as de Guarulhos, Vitória, Paulínia, Lins e Taubaté.
 
“Cerca 70% de todos os hotéis da marca deverão estar prontos até setembro deste ano. São 1,5 mil empreendimentos em todo o mundo. Até o final de 2012, todos os ibis devem estar prontos”, diz Daines. No Brasil, o projeto é que os Formule 1, que necessitam de um processo de troca de marca mais complexo, sejam os últimos a serem convertidos, já na segunda quinzena de outubro.
 

Daines ao lado de Maria Solange Morais, gerente geral

Aposta financeira
O investimento total, conforme divulgado pela rede francesa, é de 150 milhões de euros. “Só conseguimos a aprovação deste projeto por mostrarmos a importância de fortalecer a marca”, explica.
 
Em muitos mercados-chave, especialmente no Brasil, o ibis é reconhecido por turistas locais e estrangeiros. A proposta é utilizar dessa representatividade para modernizar os hotéis e, segundo Daines, “ser o número um da hotelaria econômica”. “O desafio do Marketing agora é diferenciar a família, para que ibis, ibis budget e ibis styles não sejam vistos como uma coisa só”, coloca.
 
Esta última marca – que antes era All Seasons – chega ao Brasil ainda este ano. “Já temos dois contratos assinados, um em Balneário Camboriú e outro em Palmas“, conta. A unidade catarinense tem previsão de inauguração para dezembro e a tocantinense, somente em 2017. Atualmente, no Brasil, a Accor conta com 63 ibis que somam 9.452 apartamentos, e 12 ibis budget, com 3.213 UHs.
 

“Queremos ser o número um da hotelaria econômica”
 
Comunicação
Investimentos massivos, de acordo com o diretor, serão feitos para que o hóspede possa visualizar a mudança da marca. Até outubro, a rede deve anunciar os detalhes deste plano de comunicação, mas Daines adianta que os clientes já podem acessar o novo site da ibis – em ibis.com.
 
“Ainda não é um site de reservas – o que acontecerá em outubro. É um espaço para o cliente obter informações sobre os hotéis, inclusive uma lista atualizada de quais unidades já passaram pelo rebranding”, elucida ele.
(Juliana Bellegard)