Segundo balanço do primeiro trimestre divulgado hoje (4), a Marriott International continua em ritmo de recuperação. No período, a gigante americana verificou US$ 377 milhões de lucro líquido, superando a perda de US$ 11 milhões no mesmo período de 2021. Quanto ao EBITDA, a empresa evoluiu em relação ao trimestre passado (U$ 741 milhões), ao registrar U$ 759 milhões, resultado muito superior em relação aos U$ 296 milhões do primeiro trimestre de 2021.

“Durante o primeiro trimestre, vimos o maior aumento na demanda global desde o início da pandemia em 2020”, afirma Anthony Capuano, CEO da Marriott. “A ocupação mundial aumentou drasticamente de 45% em janeiro, impactada pela variante Omicron, para 64% em março – menos de 10 pontos percentuais abaixo dos níveis pré-pandemia. As taxas se fortaleceram ainda mais, com a ADR (taxa diária média mundial) de março superando o mesmo mês de 2019 em 5%”, elucida o executivo.

Em relação ao RevPar global, a rede hoteleira verificou um aumento de 96,5% em comparação com o primeiro trimestre do ano passado. Ainda que bastante positivo, é 19,4% inferior frente ao mesmo período de 2019.

“Internacionalmente, os ganhos de RevPAR foram notáveis durante o trimestre em todas as regiões, exceto na Grande China, devido às rigorosas restrições de viagem resultantes da política dinâmica de zero COVID do país. A região do Oriente Médio e África foi novamente a mais recuperada, com o RevPAR no primeiro trimestre subindo 12% em relação a 2019”, comenta Capuano.

Nos Estados Unidos e Canadá, o percentual de crescimento foi de 99,1% em comparação com o mesmo período do ano passado, mas caiu 14,5% frente ao período pré-pandemia. “Nos EUA e Canadá, o RevPAR melhorou significativamente em fevereiro e março, principalmente em nossos mercados urbanos, impulsionado por ganhos de ocupação e taxas em todos os segmentos de clientes”, complementa o CEO.

Outros indicadores

Abaixo, seguem os demais indicadores de performance da Marriott International, divulgados pelo balanço.

Marriott - Balanço_TabelaPortfólio atual e pipeline

A Marriott adicionou 75 propriedades (11,7 mil quartos) ao seu portfólio global durante o primeiro trimestre de 2022. Entre as milhares de acomodações, mais de 2,5 mil são oriundas de conversões de marcas competidoras e aproximadamente 5,3 mil nos mercados internacionais. No entanto, 16 propriedades (3,5 mil quartos) abandonaram a rede durante o período. Até o final do trimestre, o sistema global da rede americana totalizava mais de 8 mil propriedades, com mais de 1,4 milhões de UHs.

Ainda no final do trimestre, o pipeline mundial de desenvolvimento da empresa totalizou 2,8 mil propriedades (489 mil quartos). Dessas, 998 propriedades (201,4 mil UHs) estão em construção e 127 propriedades (20,8 mil acomodações) aprovadas para desenvolvimento, mas aguardando assinatura nos contratos.

“Nossas equipes navegaram por esses tempos desafiadores incrivelmente bem, e acho que todos podemos olhar para frente com real otimismo. Acredito que a Marriott continua extremamente bem posicionada para se beneficiar da recuperação contínua e experimentar um forte crescimento nos próximos anos”, finaliza Capuano.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International