Durante a 44ª Conferência Anual de Investimentos em Hospitalidade, realizada pela NYU, a Marriott Hotels International anunciou o lançamento do Marriott’s Bridging The Gap — programa de desenvolvimento hoteleiro de US$ 50 milhões que busca incluir grupos e minorias como negros, latinos, e mulheres, historicamente sub-representados no setor.

Reconhecendo que o acesso ao capital constitui uma barreira crítica à entrada no mercado, a Marriott oferecerá incentivos financeiros dentre outros benefícios a proprietários e franqueados qualificados, que terão participação acionária em projetos de marcas da rede. Os recursos serão aplicados a novas solicitações de franquia enviadas após 1º de junho de 2022.

Ao longo de três anos, os projetos de desenvolvimento qualificados construídos ou convertidos sob o Bridging The Gap da Marriott devem atingir US$ 1 bilhão em valor total de ativos para estes grupos minoritários.

“No centro do que fazemos todos os dias, todos são bem-vindos”, comenta Anthony Capuano, CEO da Marriott International. “Seja pessoas que ficam conosco, trabalham em nossos hotéis, atendem às nossas necessidades de suprimentos ou desenvolvem hotéis que hasteiam uma das bandeiras de nossa marca – todos são bem-vindos”, acrescenta.

“Com o estabelecimento do Marriott’s Bridging The Gap, estamos criando uma rampa de acesso para ajudar a impulsionar grupos historicamente sub-representados na jornada para a propriedade de hotéis com mais frequência e sucesso. Estamos empolgados em lançar o programa e continuar construindo uma comunidade mais diversificada de proprietários e franqueados”, reforça o CEO.

Ao realizar a iniciativa, a Marriott aproveitou as equipes de desenvolvimento e franquia da empresa, bem como os atuais e potenciais proprietários e franqueados de hotéis. Além de fornecer acesso ao capital, a rede planeja utilizar seus amplos relacionamentos com desenvolvedores, operadores e credores de hotéis experientes para auxiliar e apoiar projetos de parceiros qualificados.

“Como investidor em projetos hoteleiros e defensor de longa data da criação de mais diversidade, equidade e inclusão dentro da comunidade de proprietários de hotéis, apreciei o conselho que a Marriott procurou de mim e de outros especialistas do setor para criar o Marriott’s Bridging The Gap, que espero que outros vai imitar”, afirma Tracy Prigmore, fundadora da She Has A Deal. “Fornecer acesso ao capital é um grande passo para derrubar a maior barreira à entrada que grupos sub-representados enfrentam ao tentar construir ou adquirir um hotel”.

O programa

O anúncio do programa é um passo significativo no esforço de longa data da Marriott para aumentar a diversidade entre proprietários e franqueados. A empresa é patrocinadora fundadora da NABHOOD (National Association of Black Hotel Owners, Operators and Developers), She Has a Deal e da Latino Hotel Association.

Por meio de seu envolvimento com essas organizações, bem como com a National Black MBA Association, a Marriott realizou seminários educacionais e de divulgação sobre o caminho para a propriedade de hotéis. Além disso, a rede organiza regularmente um Diverse Owner Summit em sua sede para identificar e recrutar investidores.

“Um hotel é um motor econômico para uma comunidade”, observou Stephanie Linnartz, presidente da Marriott. “Acreditamos que nossos hóspedes, nossos associados, nossos hotéis e as comunidades que atendemos se beneficiarão da participação total de grupos sub-representados nesta indústria extraordinária. O programa aborda diretamente algumas das barreiras mais críticas à entrada, com uma abordagem abrangente projetada para permitir que grupos historicamente sub-representados entrem em nossas posições de propriedade ou expandam suas participações atuais.”

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott Hotels International