Há quase dois anos eles foram notícia por aqui. Após comprar uma nova tecnologia para a governança, o Hotel Ottilia anunciou que passava a contar com quartos autolimpáveis. Localizado em Copenhagen, a propriedade contratara uma solução da ACT. Global: um spray antibacteriano capaz de quebrar micróbios que variam da gripe à salmonela. Quem poderia imaginar que viria uma pandemia?

Pois então, se há quase dois anos o diferencial era a redução de custo que a tecnologia da ACT. Global oferecia, agora a história é outra. Sim, em função do spray, agora o Hotel Ottilia bota a banca de ser o hotel mais seguro do mundo contra o Covid-19. Inodora e ativada pela luz solar, a solução tem como principal ingrediente o dióxido de titânio.

Também é encontrado em filtros solares, a substância transforma a umidade natural e o oxigênio em radicais livres em um processo natural denominado fotocatálise. Esse procedimento decompõem as bactérias, vírus e os compostos orgânicos voláteis com os quais entram em contato, purificando o ar e as superfícies que entra em contato.

Hotel Ottilia e a tecnologia

Chamada ACT CleanCoat, o spray pode ser comparado com o revestimento invisível do Teflon. A tecnologia consegue cobrir os cômodos e pode purificar o ar por até um ano, removendo contaminantes como fumaça de cigarro. Karim Nielsen, presidente-executivo da Brockner Hotels, que controla o Hotel Ottilia, a tecnologia era testada há quase quatro anos na rede.

Em tempos de pandemia, talvez o Hotel Ottilia seja realmente o mais seguro do mundo, o que é essencial para este início de retomada. Há ainda a redução de custo (de insumos e de pessoal) que o ACT CleanCoat oferece, mas hoteleiros… calma. Na entrevista que publicamos há dois anos, Karim informou que a tecnologia é muito cara.

Segundo a executiva, a aplicação do ACT CleanCoat em cada quarto pode custar US$ 2,5 mil. “A tecnologia é cara, mas reduzimos a carga de trabalho da equipe de governança em 50%. Além disso, reduzimos nosso consumo de água e custos com manutenção, como dos carpetes”, comentou a profissional, na ocasião.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotel Ottilia