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Karina Andrade
(foto: divulgação)

Trazemos neste artigo um exercício pessoal. O que mais lhe incomoda quando está hospedado em um hotel? Qual é a parte mais chata de sua viagem? O que VOCÊ faria diferente?

Não, não estamos falando em personalizar o seu hotel conforme as suas preferências, afinal, hoteleiro que é hoteleiro tem que pensar em gregos e troianos, corintianos e palmeirenses, certo?

Temos menos tempo, mais tarefas, nossa vida está mais corrida, os aeroportos mais difíceis de serem aturados e o trânsito caótico sempre. O sonho de menina de ser modelo, atriz e cantora transforma-se na realidade adulta de workaholic, viajante, mãe, dona de casa, esposa e mulher (quando sobra alguma vaga na agenda para cabelo, unha, entre outras coisas).

Na era do check-in online, de milhares de aplicativos para solucionar qualquer problema, de tecnologias que facilitam nossas vidas, fica inconcebível querer complicar qualquer tarefa simples de se realizar. Pessoas "Dez em um” querem produtos e serviços também multifuncionais e facilitadores.

Aparentemente, a tão temida FNRH (Ficha Nacional de Registro de Hóspedes) está tomando rumo. Finalmente, os dados dos clientes estão salvos nos nossos bancos de dados e não precisamos solicitar que a cada nova hospedagem ele preencha TODOS os seus dados. Ou ainda estamos? Se sim, comece a repensar.

Seguindo esta linha, pense no que pode ser melhorado e facilitado para que seu cliente se sinta mais feliz. Ok, felicidade é intangível e muito particular. Mas como personificar algo que é uma busca constante e pertinente a todos, independente de sua classe social, credo ou nacionalidade?

Há algumas coisas que sempre nos trazem felicidade: dinheiro, sucesso, realização dos sonhos, não é mesmo? E porque não incluir nesta lista coisas que facilitam nossas vidas?

A questão é facilitar a vida de todos, sem complicações. Sim, facilitar para aliviar é a bola da vez! Para que complicar se podemos facilitar e fazer com que nosso cliente fique cada vez mais feliz e utilize o seu tempo com praticidade e comodidade, aliando tecnologia e criatividade?

Como diz Max Gehringer: “Complicar é fácil. Difícil é descomplicar”. E, como a hotelaria, pelo menos no nosso País, ainda é, em geral, muito careta e pouco inovadora, temos receios em deixar de seguir certos protocolos. Rompa paradigmas!

Reflita:
– Você possui processos ou práticas que facilitam a vida dos seus hóspedes? Algumas vezes, emprestar um adaptador ou conseguir uma toalha para a piscina é tão complicado quanto circular pelo trânsito caótico. É assim que queremos ser lembrados pelos nossos clientes?

– Você cria algum vinculo através de serviços indiretos? Que tal seguir o exemplo do Plaza, em Nova York, que inclui em seus pacotes ingressos para espetáculos já esgotados, facilitando a vida daqueles que se lembram apenas do check list das compras quando vão à cidade?

– Que tipo de tecnologia você está utilizando para diminuir certas burocracias e otimizar o tempo? Já utiliza práticas como o check in ou check out Express? O aplicativo Conrad Concierge, da Hilton, é um ótimo exemplo: possibilita reservar hospedagem, agendar transfer, solicitar despertar sem precisar estar no hotel ou receber o café da manhã no apartamento ao mesmo tempo em que retorna da ginástica, entre outras coisas. Alivia horrores, não?

Na sua próxima viagem, não deixe de observar, tenha sempre em mente “isto seria uma mão na roda” e veja se pode ser aplicado ao seu negócio.

*Karina Andrade é Consultora da Mapie, empresa que elabora, implanta e desenvolve processos de gestão, além de pensar estrategicamente na estruturação e criação de novos negócios. Pautada pela integridade, ética, transparência e sustentabilidade, apresenta em sua plataforma de gestão metodologias sólidas e inovadoras. O conhecimento organizacional e a otimização dos recursos humanos e financeiros são facilmente demonstrados através da verificação dos resultados alcançados, os quais norteiam seu modelo de remuneração.

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