Após instalar um sistema de biogás em sua operação, o Juma Amazon Lodge dá mais um passo para se tornar um empreendimento 100% sustentável. O hotel, localizado na floresta de Autazes (AM), investiu R$ 2 milhões na construção de uma usina solar com 269 painéis-duplos.

As placas têm capacidade para gerar até 145 mil watts de potência e são no modelo Tsun-550w. A instalação foi feita em uma estrutura de 875 metros quadrados (m²), a 11 metros de altura. Com o posicionamento estratégico, é possível captar maior quantidade de luz solar e ainda evita a poda de árvores.

Com inversor modelo Niagara e mais de uma centena de baterias Moura, o conjunto permite que o hotel elimine completamente o uso de gerador – que fica disponível apenas para backup. Esse processo resulta em uma economia enorme de combustível, que pode poupar aproximadamente R$ 45 mil por mês.

Outras iniciativas

O Juma Amazon Lodge também promove outras iniciativas para se integrar à floresta de maneira sustentável. O sistema de biogás construído pelo empreendimento eleva a eficiência do tratamento de resíduos orgânicos e ainda reduz em até oito toneladas as emissões de carbono na atmosfera por ano.

O biogestor pode transformar 10 quilos de resíduos orgânicos, ou 60 quilos de esterco animal, entre cinco e sete horas de gás de cozinha diariamente. Além disso, o equipamento tem capacidade para gerar 10 litros de biofertilizante por dia.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Juma Amazon Lodge