De acordo com dados da ABIH-PB, a hotelaria de João Pessoa atingiu 66,27% de ocupação média entre janeiro e maio de 2023. A prefeitura da capital paraibana, por meio da Setur (Secretaria Municipal de Turismo), credita o resultado positivo ao aumento do fluxo turístico no destino ao longo do ano, aponta o Portal Correio.

Além disso, Daniel Rodrigues, secretário municipal de Turismo, atribui a alta ocupação dos hotéis ao número de feriados no calendário nacional e aos pontos facultativos para o poder público nas esferas federal, estadual e municipal, além de alguns para a iniciativa privada.

Exemplos de feriados que contribuíram para o resultado são o Carnaval, Semana Santa, Tiradentes, Dia do Trabalhador, Corpus Christi e o São João, visto que a festa é um dos principais marcos do turismo paraibano, com shows e atrações locais e nacionais.

Expectativas

Considerando o resultado dos primeiros cinco meses do ano, o secretário afirma que as expectativas para o segundo semestre em João Pessoa são positivas, levando em conta os próximos feriados prolongados no calendário. Isso porque três deles caem em quintas-feiras, como o Dia da Independência, Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia de Finados.

Além disso, feriados como Dia da Proclamação da República e Natal caem em dias da semana, ajudando a aumentar o fluxo turístico no destino. Segundo o levantamento da ABIH-PB, o mês de janeiro apresentou a maior ocupação, chegando a 82,96%. Fevereiro, março e abril tiveram percentuais aproximados de 65,58%, 64,27% e 61,47%, respectivamente.

(*) Crédito da foto: elluisx/Pixabay