As festividades juninas são um marco para o turismo paraibano. E a chegada do mês simboliza alta demanda nos empreendimentos de João Pessoa. A realização do São João Multicultural, entre os dias 7 e 25 de junho, deve elevar a ocupação da rede hoteleira da capital, com variação entre 75% e 80%, de acordo com a Setur-JP (Secretaria de Turismo do Município).

O evento, promovido pela prefeitura de João Pessoa, oferecerá uma série de shows gratuitos, além de um Festival de Quadrilhas Juninas. O São João é a festa mais tradicional do calendário paraibano e movimenta não apenas a hotelaria, mas também o comércio como um todo.

Segundo Daniel Rodrigues, secretário de Turismo da capital, a cidade conta com uma boa programação cultural em junho, bem como um evento voltado para a manutenção da cultura popular, de acordo com o portal Paraíba Total.

O presidente da Fecomércio Paraíba, José Marconi Medeiros, avalia que a Paraíba é privilegiada com muitas festas por todo o estado, o que promove o crescimento nas vendas de calçados, de tecidos, de confecções masculinas, vestuário e também eletroeletrônicos.

“Essa época é diferenciada porque, além da geração de emprego, que cresce entre 5% e 5,5%, há também um crescimento dos microempreendedores individuais que aproveitam as festas juninas para montar seu pequeno negócio e obter renda. Cidades como João Pessoa, Campina Grande, Patos e Bananeiras, que já têm a tradição de comemorar o São João, estimulam esses novos empreendedores, o que é importante, pois depois das festividades, eles continuam empreendendo e isso traz bons resultados para a Paraíba”, salienta Medeiros.

O presidente da entidade espera vendas positivas em junho, devido ao crescimento e controle fiscal do estado. “A perspectiva é de um crescimento entre 6 e 7% nas vendas em todo o estado durante esse período, na comparação com o mesmo período do ano anterior”, explica.

Programação

No São João da Capital, a programação vai contar com atividades culturais, como festivais de quadrilhas e shows em praça pública. Os festivais de quadrilhas municipal e estadual serão realizados entre os dias 7 e 16 de junho, no amplo espaço do estacionamento do Estádio Almeidão, no bairro Cristo Redentor.

A programação de shows conta com atrações locais e nacionais que costumam levar milhares de pessoas a dançar o autêntico forró pé-de-serra. Os artistas se apresentarão no palco montado no Parque Solon de Lucena, entre eles Vicente Nery, Danieze Santiago, Eliane e Walkyria Santos.

(*) Crédito da foto: Arquivo/Secom-JP