“Não fechamos os olhos para o Brasil”, afirma diretora do Four Seasons

Rede marcou presença na ILTM 2021

Com uma breve passagem pelo Brasil, que durou entre 2018 e 2020, o Four Seasons Hotels and Resorts não descarta retornar ao país futuramente. A rede manteve as operações do Four Seasons Hotel e Private Residences São Paulo até dezembro do ano passado e, em comum acordo com a HTL SP, proprietária do imóvel, deixou as atividades no empreendimento.

Em setembro deste ano, um novo operador foi anunciado. A propriedade agora vai estampar a marca de luxo JW Marriott, segundo divulgado pelo Hotelier News em matéria anterior. De acordo com Daniela Pescio, diretora de Vendas da rede no Brasil, o país é um mercado estratégico para o grupo, o que dá esperanças de uma possível volta da empresa ao setor hoteleiro por aqui.

“Nossos olhos não estão fechados para o Brasil. Existe a ideia de continuar existindo em mercados-chave, que representam uma boa parcela de nossa produção. Então, tudo é possível. Somos uma marca estruturada e todos os projetos que estavam em nosso pipeline se concretizaram”, afirma a diretora.

Em 2020, o Four Seasons abriu quatro hotéis (Madri, Bangcoc, São Francisco e Tóquio). Apesar do cenário ainda desafiador, a rede inaugurou este ano um empreendimento em Napa Valley e outro em Nova Orleans, nos EUA. E a expectativa é que novas unidades passem a integrar o portfólio ainda este ano.

Quanto à retomada, Daniela se diz otimista com a abertura de fronteiras na Europa, o que já repercute demandas de brasileiros nos empreendimentos. “Estamos com resultados dentro de um cenário de recuperação. Nossa grande espera é a abertura dos EUA, que deve gerar grandes demandas para a temporada de ski”.


Acqualina Resort implementa departamento de Guest Experience

Hotel também promoverá reformas e melhorias

Localizado em Sunny Isles Beach, em Miami, o Acqualina Resort & Spa anunciou algumas novidades durante a ILTM. Representado por Mauro Pinho, diretor de Vendas e Marketing, o empreendimento aposta em melhorias estruturais, estadas e experiências de luxo personalizadas aos hóspedes.

Para contextualizar, o destino norte-americano, apesar da crise, vem passando por um momento de expansão. De acordo com Pinho, Miami cresceu em número de residentes durante a pandemia por sua qualidade de vida e espaços abertos, o que impulsionou a economia da cidade.

“Antes, Miami era visto como um destino de praia e compras. Agora, ganhou ares mais cosmopolita, com grandes eventos como a Fórmula 1, além de oferecer um forte elo com a cultura latino-americana dentro dos EUA”, explica. “Desta forma, Sunny Isles ganhou muitos residentes, o que ajudou na retomada”, complementa o executivo em entrevista ao Hotelier News no terceiro dia de ILTM.

Com 98 apartamentos, o Acqualina vem promovendo reformas e atualizações em seu lobby, que mantinha o mesmo layout desde 2006. Este era o único espaço que ainda não havia passado por melhorias.

Da oferta total, 44 UHs são suítes frente mar que passarão por obras nos banheiros e cozinhas. O retrofit será feito em fases, com entrega prevista para março de 2022. “Fizemos investimentos significativos, com curadoria de materiais de qualidade condizente com o nosso produto e pensando a longo prazo”, ressalta Pinho.

Mauro Pinho - acqualina - miami jpe

Outra novidade é a criação do departamento de Guest Experience Management. Com a proposta de oferecer experiências customizadas de acordo com as preferências dos clientes, o Acqualina contratou até o momento quatro pessoas para o cargo de guest experience manager. “Repensamos muito o nosso produto e agora temos estes profissionais atuando antes, durante e depois da estada dos hóspedes. Promovemos experiências como jantares, reservas em restaurantes, passeios, tudo de acordo com o perfil do cliente”.

O diretor explica que o benefício já está incluso na tarifa e não demanda custos adicionais, além de ser oferecido para todos os hóspedes, independente da categoria de apartamento ou canal de reserva escolhido. “Os guests experience managers serão suportados por outros departamentos, como o de reservas, por exemplo. Eles terão acesso às preferências dos clientes no sistema e poderão começar a preparar os roteiros”.

O resort também está em fase de testes de seu serviço de A&B (Alimentos & Bebidas) na praia via app, que promoverá uma experiência contactless aos clientes, sem a necessidade de chamar o garçom. “Os pedidos serão cobrados na conta do hóspede diretamente. O serviço deve estar disponível em dezembro, para a temporada de fim de ano”, revela Pinho.


Preferred Hotels & Resorts: Beyond Green conta com 30 unidades

Nenhum hotel brasileiro integra o portfólio da marca sustentável

Ainda que tenha evoluído muito nos últimos anos, a hotelaria de luxo brasileiro tem um longo caminho a percorrer. E alguns fatos apontam esse atraso. Participante da ITLM, a Preferred Hotels & Resorts hoje conta com apenas cinco empreendimentos nacionais em seu portfólio. Em sua marca recém-lançada, a Beyond Green, com foco em hotéis sustentáveis, não temos nenhum representante dentre as 30 unidades.

Para Simone Mariote, vice-presidente de Vendas para a América Latina, o alto investimento e manutenção de processos ecologicamente corretos são empecilhos para o ingresso de hotéis brasileiros ao portfólio. “Os custos são elevados, mas cada vez mais pessoas estão se preocupando e investindo em sustentabilidade”, diz em entrevista ao Hotelier News durante a ITLM.

Com a pandemia, a representatividade brasileira na Preferred também caiu. Nomes como Tivoli Ecoresort Praia do Forte, Royal Palm Tower e Casa Grande Hotel & Resort deixaram de ser membros da coleção. Para reter associados, Simone explica que foram propostas renegociações e facilidades de pagamentos, mas que as ações não foram suficientes para manter algumas propriedades.

Já as demandas internacionais começam a dar sinais de retorno, principalmente em reservas oriundas dos EUA, Europa e países da América Latina. “No lazer, estamos voltando bem, com reservas mais longas. O corporativo vem retornando mais devagar. Já em eventos e grupos temos solicitações para 2022”.


LHW: reservas em julho cresceram 11% frente a 2019

Coleção de hotéis também remodelou seu clube de fidelidade

Com 29 novos hotéis em seu portfólio no acumulado até outubro, a LHW (Leading Hotels of The World) chega a marca de mais de 400 empreendimentos localizados em 80 países em sua carteira. Além do crescimento em número de membros, a coleção de hotelaria de luxo também aponta alta em demandas este ano.

De acordo com Sheila Mueller, diretora de Marketing da LHW para o Brasil, em conferência na ILTM, as reservas de julho de 2021 superaram os números de 2019 em 11%. Alguns destinos, como as Ilhas Maldivas, tiveram um superaquecimento, superando os níveis pré-pandemia em 300%.

“São números muito importantes e relevantes, mas que, infelizmente, ainda não se encaixam no Brasil. Sofremos mais com a pandemia e demoramos para retornar a fazer viagens. Temos poucos empreendimentos por aqui e grande parte das reservas são regionais”, explica Sheila.

Sheila Müller - Leading Hotels jpe

A diretora ressalta que a maior procura foi por destinos abertos, como praia e campo, majoritariamente por turistas a lazer e por mais tempo. No Brasil, os países mais buscados foram Suíça, Portugal, México e Espanha, sem considerar o mercado interno.

Além dos novos membros na coleção, a LHW redesenhou seu clube de fidelidade, o Leaders Club. Antes, o programa custava aproximadamente US$ 150 anuais aos clientes, que agora passam a ter os benefícios gratuitamente. “Desde junho, o Leaders Club é cortesia. Enquanto o cliente realizar reservas, ele será renovado. As compras funcionam como um programa de milhas, que acumulam pontos que podem ser trocados por noites ou upgrades, independente da forma de reserva”, afirma Sheila na ILTM.


1 Hotels reforça seu DNA sustentável e anuncia aberturas

Miami segue como empreendimento favorito dos brasileiros

Presente na ILTM 2021, a 1 Hotels teve como principal destaque seu DNA sustentável. Representada por Fernando Cerna, diretor de Vendas e Marketing, e Rafael Nader, diretor de Vendas, Marketing, Aberturas e Transições, a empresa apresentou seus produtos ao mercado brasileiro, além de anunciar seus novos empreendimentos em diferentes regiões.

“O meio ambiente é a principal preocupação da marca. Buscamos ensinar diariamente hóspedes e colaboradores a serem mais conscientes. Quando começamos a realizar treinamentos, aprendi muitas coisas que hoje em dia aplico em casa. Nossa meta é ensinar clientes e funcionários a divulgar essa causa”, explica Cerna.

E não apenas no meio ambiente, a 1 Hotels tem como conceito o cuidado com o corpo e a mente. Em South Beach (Miami), por exemplo, existe uma programação fortemente voltada ao wellness, com celebrações da lua cheia, meditação, yoga e mindfulness.

No mercado latino-americano, a unidade mais popular é a do Central Park, em Nova York. Enquanto o público europeu tem preferência pelo hotel em Brooklyn Bridge, também na Big Apple. Entretanto, para os brasileiros, Miami segue como o empreendimento mais procurado.

“É um hotel para todos. Nele, você encontra pessoas mais velhas, casais, famílias, mas todos com um poder aquisitivo mais elevado. Existe uma diversidade muito grande de pessoas dividindo os mesmos interesses”, pontua Nader no terceiro dia de ILTM.

As novidades do portfólio da 1 Hotels são: Toronto, Nashville, São Francisco, Hanalei Bay, Londres, Paris e Melbourne, alguns já em operação e outros com previsão de abertura para 2022.


“Hotel no Brasil é uma possibilidade”, diz Mandarin Oriental

Rede também anunciou inaugurações para 2022 na ILTM

Chegando ao seu terceiro dia, a ILTM iniciou suas atividades com conferências de destinos e redes internacionais de luxo. Em sua apresentação, o Mandarin Oriental, quando questionado sobre um possível empreendimento em terras brasileiras, afirmou não descartar um futuro hotel por aqui.

“O Mandarin Oriental está sempre próximo ao mercado brasileiro, mas são cautelosos quando se trata de abrir um novo empreendimento, pois tem que ser ‘o’ hotel. A localização precisa ser perfeita, seja para o lazer ou para o corporativo. Se há dúvida, não há abertura. Tem que investir alto para manter o padrão da marca”, explica Bruno Dieguez, representante da rede no evento.

ILTM - bruno - mandarim oriental

Enquanto a empresa não ingressa na hotelaria de luxo brasileira, aberturas em outras regiões do globo foram anunciadas. No pipeline de conversões e novos empreendimentos para 2022 estão hotéis na Arábia Saudita (Riyadh), China (Shenzhen), Emirados Árabes (Abu Dhabi) e Inglaterra (Londres).

Recentemente, o Mandarin abriu as portas de sua segunda unidade na Espanha, o Oriental Ritz Madrid, que complementa a oferta da empresa no país ao lado do hotel em Barcelona. Outra previsão para 2022 é a inauguração do Mandarin Oriental Dallas, além de empreendimentos na Suíça, Vietnã, Tel Aviv e Bangcoc. Dentre os favoritos dos brasileiros, no topo da lista estão os hotéis em Miami e Dubai.

(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News