Na corrida pelo aumento de unidades, o IHG Hotels & Resorts não vem acompanhando o ritmo de seus concorrentes. De acordo com o Skift, a empresa divulgou hoje (22) seu terceiro semestre consecutivo de praticamente nenhuma expansão líquida em seu portfólio global. A rede, que detém marcas como InterContinental e Holiday Inn, deve abrir 30 mil UHs este ano, entretanto, alguns hotéis estão saindo do inventário.

A abertura de novos quartos nas Américas, por exemplo, está aproximadamente na metade dos níveis de 2019. Os gestores do IHG estão em fase de revisão de cerca de 200 unidades Holiday Inn e Crowne Plaza com baixo desempenho, e afirmam que a empresa deve retomar seu ritmo de crescimento em breve.

“Lembre-se de que há um longo tempo de espera para um acordo a partir do momento em que um proprietário começa a se interessar em assinar conosco até realmente conseguir tinta em uma página e um contrato legal em vigor,” , disse Paul Edgecliffe-Johnson, diretor financeiro da rede. “Por um longo período de tempo, nossos proprietários estiveram focados em estabilizar seus negócios, cuidar de suas equipes, etc. E vai demorar um pouco para que isso se normalize. O que vimos, porém, é muito encorajador”.

Houve um aumento nas consultas sobre acordos de franquia, acrescentou. Os proprietários em potencial têm cartas de intenções para hotéis e propriedades disponíveis alinhadas, e uma parte crucial da equação de desenvolvimento – credores dispostos em bancos regionais – está mais uma vez dando sinais de vida.

Edgecliffe-Johnson indicou que a empresa deve voltar ao crescimento que viu em 2018, que foi o nível mais forte de expansão de quartos visto em uma década, já no próximo ano. Recentemente, o IHG anunciou o nascimento de uma nova bandeira, a Vignette Collection, com o intuito de conseguir maior representatividade no mercado de luxo.

“Os bancos regionais têm chamado nossos proprietários mais para dizer, ‘Estamos abertos para negócios. Queremos emprestar em seu projeto ‘”, ressalta Edgecliffe-Johnson. “Mais uma vez, é um bom indicador inicial de que o ritmo de assinaturas dobrará no devido tempo.”

Embora a rede tenha apresentado um crescimento estável este ano , alguns de seus concorrentes estão conseguindo se expandir durante a pandemia. A Hilton relatou um crescimento líquido de quartos de 7% no segundo trimestre em comparação com a expansão líquida do IHG.

A Marriott International, que, semelhante ao IHG, viu parte de seus quartos ser removida de seu sistema devido a um acordo fracassado com uma imobiliária sediada em Boston, estimou em seu relatório do segundo trimestre que o ano terminaria com um crescimento de até 3,5% nos quartos.

IHG: um ano para reconstruir

Parte do crescimento dos apartamentos do IHG é atribuído à revisão contínua da empresa de cerca de 200 hotéis Holiday Inn e Crowne Plaza com classificações de serviço ao cliente ruins. Mais de 90 desses empreendimentos já foram retirados da rede IHG ou estão em processo de saída. Proprietários de mais de 40 unidades se comprometeram com um plano de melhoramento da propriedade.

Edgecliffe-Johnson estimou que 130 hotéis poderiam deixar o sistema quando o processo de revisão terminar, no final deste ano. “O restante está se comprometendo com uma melhoria significativa, o que será ótimo porque aumenta significativamente a qualidade dessas marcas”, disse ele.

Ele também observou que o processo de revisão é um dos principais impulsionadores do índice mais alto de remoções de quartos da empresa neste ano e que outras marcas da rede do IHG estão geralmente vendo exclusões de quartos com taxas mais normalizadas.

(*) Crédito da foto: reprodução/Skift