Empreendimento histórico da hotelaria de Salvador, o Fera Palace Hotel está localizado na Rua Chile, no centro da capital baiana. A propriedade, que entrou no portfólio da Preferred Hotels & Resorts, teve seu prédio construído em 1934, há exatos 90 anos, como primeiro hotel de luxo do Nordeste. O edifício, inaugurado originalmente apenas como Palace Hotel, segue há sete anos sob nova gestão e com novo nome, sendo um símbolo do turismo soteropolitano, revela o portal Alô Alô Bahia.

Após anos, desde o final da década de 1980, em declínio e com as portas fechadas, o imóvel foi resgatado pela Fera Investimentos, que investe no centro histórico de Salvador desde 2011, com diversos projetos imobiliários. Desde então, Antonio Mazzafera e Marcelo Faria Lima, fundadores da empresa, assumiram a gestão do Fera Palace.

Além da estrutura física, a empresa trouxe à tona a tradição do hotel, visando resgatar seus dias de ouro da década de 1930, respeitando uma de suas principais características, a fachada, tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e composta por 230 adornos originais e 640 janelas de madeira maciça. O projeto foi assinado pelo arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl.

Fera Palace: novos tempos

Desde a inauguração sob nova gestão, o Fera Palace tem optado por mesclar o Art Decó com aspectos da Bahia em sua decoração, como peças da artista plástica Nádia Taquary, que mistura madeira, búzios, palhas, miçangas, pastilhas de coco, ouro, prata, conta e figas, exaltando a religiosidade baiana em meio a lustres imponentes.

“Para nós, garantir a preservação do edifício do Palace Hotel foi extremamente gratificante. Colocamos de volta à cena cultural e empresarial da Bahia um equipamento que jamais poderia ficar abandonado. Nosso propósito foi valorizar ainda mais a cultura baiana e mostrar excelência”, explica Mazzafera.

Ao longo da história do edifício, passaram pelo hotel nomes como Carmen Miranda, Grande Otelo, Pablo Neruda e Orson Welles. O Fera Palace tem 81 quartos com designs distintos, criando um ambiente diferente para cada hóspede.

E, dentro do projeto de valorização do centro histórico que norteia o grupo, as novidades não param. Desde 2021 à frente da gastronomia do hotel, os chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do Grupo Origem, comandam o restaurante Omí, no térreo do empreendimento.

O espaço na cobertura oferece, além da vista da Baía de Todos os Santos, o Fera Lounge, espaço para os hóspedes relaxarem e desfrutarem de serviço de drinks e petiscos ao lado da piscina de borda infinita, revestida em cerâmica esmaltada produzida artesanalmente. Em fevereiro deste ano, o espaço foi completamente repaginado em parceria com a Le Lis, trazendo outro elemento de brasilidade para a experiência de quem se hospeda.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Fera Palace Hotel