ibis Larco Miraflores: marca econômica da Accor chega ao Peru
27 de maio de 2011O ibis Larco Miraflores é o primeiro
da bandeira econômica da Accor no Peru
da bandeira econômica da Accor no Peru
(fotos: Juliana Bellegard)
A crescente presença da Accor, e principalmente da marca ibis, na América Latina vem se tornando visível nos últimos anos. São mais de 60 unidades da bandeira econômica na região, com destaque para o Brasil – que soma 55 hotéis. O objetivo da rede é expandir seus negócios para outros mercados estratégicos, como a Argentina, que já possui três unidades, Chile, com três hotéis, Colômbia, com uma unidade, e o Peru, que ganhou seu primeiro ibis no final do mês de abril. O país deverá receber, nos próximos anos, duas outras marcas da rede francesa: Sofitel e Pullman. As cidades de Lima e Cuzco já possuem unidades da Novotel.
O nome do novo hotel – ibis Larco Miraflores – faz referência à sua localização, na avenida José Larco, bairro de Miraflores, em Lima. Estrategicamente, o hotel não poderia estar em melhor lugar: atende aos executivos da cidade que circulam por ali e pelos bairros vizinhos, como San Isidro, e também aos turistas, por conta da proximidade com o centro Histórico da cidade (15 km), com cassinos, centro de compras, praias e com o Aeroporto Internacional Jorge Chávez (20 km).
A marca, na época da inauguração,
ainda estava só nas portas
ainda estava só nas portas
Algumas curiosidades sobre o empreendimento: ele foi instalado em um terreno adquirido de uma família local. O espaço costumava abrigar um estacionamento e não era perfeitamente retangular. Por conta disso, o projeto arquitetônico do edifício precisou ser adaptado. Essa mudança é mais perceptível ao percorrer os corredores dos andares de apartamentos, que se dividem em várias ramificações. Outro fator que chamou a atenção, enquanto estivemos hospedados lá, foi a ausência da logomarca do hotel na fachada do prédio. No Peru, é preciso autorização de uma comissão do bairro para instalar marcas à frente dos estabelecimentos e isso só é feito após um mês de funcionamento do local.
A equipe do Hôtelier News viajou ao Peru para acompanhar a abertura oficial do hotel (confira a matéria aqui) e pode conferir de perto este novo empreendimento.
*Por Juliana Bellegard
Taste About Simply Trying Everything
Este é o primeiro restaurante com conceito TASTE na América Latina. A ideia é oferecer aos clientes o melhor da culinária local, com um menu de combinações dos 20 pratos mais populares do país. O conceito, que tem como slogan It’s all about taste, valoriza os sabores e ingredientes regionais. Além do almoço (das 12h às 14h30) e jantar (das 19h às 22h30), o restaurante também serve o café da manhã. Os viajantes que saem (ou chegam) cedíssimo podem aproveitar a refeição servida das 4h às 12h. O bar, instalado na entrada do restaurante, funciona 24 horas. No Menu Express, aperitivos, lanches e refeições rápidas, sobremesas e drinques.
Este é o primeiro restaurante com conceito TASTE na América Latina. A ideia é oferecer aos clientes o melhor da culinária local, com um menu de combinações dos 20 pratos mais populares do país. O conceito, que tem como slogan It’s all about taste, valoriza os sabores e ingredientes regionais. Além do almoço (das 12h às 14h30) e jantar (das 19h às 22h30), o restaurante também serve o café da manhã. Os viajantes que saem (ou chegam) cedíssimo podem aproveitar a refeição servida das 4h às 12h. O bar, instalado na entrada do restaurante, funciona 24 horas. No Menu Express, aperitivos, lanches e refeições rápidas, sobremesas e drinques.
O slogan do conceito TASTE
O cliente pode escolher sentar no balcão do bar…
…Ou nas mesas do outro lado do salão
O cardápio combina com a colorida decoração
Snacks e café estão no menu do bar
Em uma das noites, os alfajores estavam no balcão
As opções de bebidas são variadas
O salão do restaurante é bastante amplo. O cuidado com o design moderno pode ser visto nos painéis, louças e mobiliário
Detalhes que chamam a atenção: os vidros
de pimenta, peças de artesanato e muita cor
Inca Kola: o refrigerante tradicional peruano
Nosso combinado de pratos típicos peruanos…
Causa limeña, um prato que leva batata e frango desfiado
O tradicional Ceviche, feito com peixe
e acompanhado de milho, cebola e batata
e acompanhado de milho, cebola e batata
Parece açaí, mas a Mazamorra é um doce feito de milho
Mesa de pães do café da manhã
Pães em miniaturas de todos os tipos
Bolos de chocolate com baunilha e nozes
Opções quentes: ovos mexidos, batatas e salsicha
O outro lado do balcão do café
Cesta de frutas colorida
Tudo cortado em pedacinhos: salada
de frutas, abacaxi, papaia, presunto e queijo
de frutas, abacaxi, papaia, presunto e queijo
Bebidas quentes e frias: Café, chá, sucos, iogurtes, leite e água
A ‘cara’ de um ibis
Quem já se hospedou em algum empreendimento da bandeira sabe que eles seguem um padrão mundial. Este é um dos fatores pelos quais o ibis é a marca mais bem sucedida da Accor. Desde o início, em 1974, o conceito é atender à clientela doméstica com a melhor relação custo-benefício possível, em hotéis modernos, oferecendo a mesma qualidade de serviço, não importa onde você esteja. Esta padronização faz com que o hóspede reconheça a ‘cara’ de um ibis de imediato. A unidade peruana não é exceção: a recepção enxuta, o design contemporâneo e o tema floral vermelho. Está tudo aqui.
O lobby do hotel: a recepção enxuta,
um espaço para leitura e o business
Já no hall dos elevadores vemos o carpete
de flores vermelhas, uma das marcas do ibis
de flores vermelhas, uma das marcas do ibis
Em todos os andares há um aviso lembrando
da segurança em caso de terremotos
da segurança em caso de terremotos
No quinto andar, a caminho do apartamento…
Acomodações
O hotel conta com 247 habitações, incluindo cinco adaptadas para deficientes físicos. Todos os apartamentos são equipados com ar-condicionado, TV LCD de 26 polegadas, internet gratuita, janelas anti-ruídos, cofre e um painel de conexão para MP3 players, video games e câmeras de vídeo digitais.
Esse é o nosso!
Ao chegarmos, a cama já estava
feita e com alguns mimos
feita e com alguns mimos
No primeiro dia, o bilhete de boas-vindas
veio acompanhado de um brownie
veio acompanhado de um brownie
No dia seguinte, outra surpresa: garrafinhas
de pisco, bebida tradicional do Peru
de pisco, bebida tradicional do Peru
Pensando na economia de água, o aviso dá a
opção de o hóspede reutilizar sua roupa de cama
opção de o hóspede reutilizar sua roupa de cama
O recado da porta também lembra dos cuidados
com o meio ambiente: economize energia
com o meio ambiente: economize energia
A televisão fica bem em frente à cama
O espaço de trabalho ocupa uma parade inteira do quarto
De um lado, a porta do quarto
e do outro, a do banheiro
e do outro, a do banheiro
Apesar de pequeno, o espaço do banheiro é bem aproveitado
Kit de amenities é bastante simples
Vista urbana da nossa janela
Destino
Estamos do outro lado do continente americano. Lima é uma cidade de praia, embora seja bastante diferente do que nós, brasileiros, entendemos por “cidade de praia”. Este é o oceano Pacífico, e não nosso velho conhecido Atlântico, não há longas faixas de areia beirando a água e o calçadão – ou Malecón, como chamam os peruanos – fica metros acima do nível do mar.
O clichê sobre o povo latino-americano diz respeito à sua hospitalidade e amabilidade. Pelo que pudemos perceber em nossa visita, os peruanos se encaixam bem nesta ideia. A começar pela equipe do hotel, que durante os dias nos quais estivemos lá gostavam de conversar, perguntar o que achamos da cidade e dar dicas diversas, desde o que comer até os lugares a visitar. O mesmo acontece nas ruas, nas lojas, na praça, com os guardas de trânsito, quem passeia com os cachorros – somos recebidos com simpáticos ‘bom dias’.
Ademais, quem vai para capital peruana pode aproveitar o passeio para conhecer o centro histórico, declarado Patrimônio Mundial pela Unesco (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) em 1988. Outra atração imperdível – e motivo de orgulho para todos os peruanos – é a culinária. Esqueça os KFCs e McDonald’s visíveis nas grandes avenidas e procure restaurantes locais, experimente os peixes frescos e os sabores típicos do país.
A avenida José Larco dá acesso à avenida Armendariz,
ao Parque Salazar e ao Larcomar
Na avenida estão dois grandes cassinos: o Miraflores e o Majestic
ao Parque Salazar e ao Larcomar
Na avenida estão dois grandes cassinos: o Miraflores e o Majestic
O centro de compras Larcomar tem um mirante
Curioso notar que os andares do Larcomar
se distribuem ao longo do paredão
O bairro tem muitos parques. Andando pelo Malecón, passamos
pelo parque Salazar (acima) e pelo parque Domodossola
pelo parque Salazar (acima) e pelo parque Domodossola
Passeando pelo calçadão, vemos o oceano Pacífico
e a praia. A cidade fica no topo do paredão
e a praia. A cidade fica no topo do paredão
Algumas atrações do centro histórico de Lima: a Plaza de Armas
(fotos: pt.wikipedia.org)
Plaza San Martín
Catedral de Lima
Palacio Arzobispal
Plaza Mayor e a Casa do Ouvidor, ao fundo
Serviço
ibis Larco Miraflores
Av. José Larco, 1140 – Miraflores
Lima – Peru
51 1 634-8888
*A equipe do Hôtelier News viajou a convite da Accor.