De acordo com levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial, registrou baixa de 0,68% em julho. O resultado foi a menor taxa registrada desde o início da série histórica, em janeiro de 1980. Em contrapartida, o preço dos alimentos continua em alta, tendo avançado 1,30% no mês passado, o que tem impacto direto no A&B (Alimentos & Bebidas) hoteleiro.

A alta no grupo de alimentação em julho foi alavancada principalmente pelos laticínios, que avançaram mais de 25%. Outro destaque foram as frutas, com alta média de 4,40% e impacto de 0,04 pontos percentuais no IPCA de julho. Pedro Kislanov, gerente da pesquisa do IBGE, afirma que os alimentos subiram mais uma vez em função de efeitos sazonais, como a chuva escassa no inverno. “Esse avanço se deve, principalmente, a dois fatores. Primeiro, estamos no período de entressafra, que vai de março até setembro, ou seja, um período em que as pastagens estão mais secas, reduzindo a oferta de leite no mercado. Segundo, os custos da produção estão muito altos”, explica em entrevista ao Correio Braziliense.

Apesar da baixa em julho, a inflação acumulada é de 4,77% e, nos últimos 12 meses, de 10,07%, bem acima do centro da meta definida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) para 2022, de 3,5%.

Impacto na hotelaria

No setor hoteleiro, este cenário ainda significa maior custo operacional no segmento de A&B, que tem sido uma das principais apostas dos empreendimentos. Assim, apesar de a inflação dar sinais de desaceleração, o hoteleiro ainda precisa ficar atento para driblar a alta de custos dos alimentos.

Uma das alternativas discutidas pela hotelaria para criar uma operação mais eficaz e reduzir desperdício de insumos é a criação de cardápios inteligentes, que são resultados de estudos sobre as necessidades e exigências dos clientes. Assim, é possível diminuir custos e otimizar o CMV (custo de mercadoria vendida), o que impacta diretamente na lucratividade do A&B hoteleiro.

Além disso, visando contornar a situação, hotéis têm investido em monitoramentos prévios para estimar a quantidade de alimento que cada hóspede irá consumir, estratégia que também auxilia na redução de desperdício.

(*) Crédito da foto: cattalin/Pixabay