No terceiro trimestre de 2021, a Hyatt Hotels havia registrado lucro líquido de US$ 120 milhões, mas não foi o suficiente para encerrar o ano com oxigênio em seu caixa. No quarto trimestre, a rede voltou ao vermelho, tornando-se uma das únicas grandes cadeias hoteleiras a não atribuir uma retomada mais consistente, de acordo com o Skift.

O grupo divulgou seus resultados financeiros do quarto trimestre e do acumulado de 2021. O prejuízo líquido atribuível foi de US$ 29 milhões, enquanto no mesmo período de 2020 o indicador ficou em US$ 203 milhões.

“2021 foi um ano transformador para nossa empresa”, disse Mark S. Hoplamazian, presidente e CEO da Hyatt Hotels Corporation. “Concluímos a maior aquisição da história do Hyatt com o Apple Leisure Group, obtivemos aproximadamente US$ 630 milhões em receitas brutas de alienações de hotéis próprios e tivemos mais um ano de crescimento líquido de quartos líder do setor, impulsionado por um ano recorde de abertura de novos hotéis”.

As lideranças do Hyatt se concentram nas melhorias das métricas ao longo do ano, mas não é motivo de comemoração, visto que concorrentes como Marriott, Hilton e Wyndham relataram lucros o ano inteiro.

O RevPAR em todo o sistema comparável aumentou para US$ 96,75 no quarto trimestre de 2021 e diminuiu 26,1% em comparação com o quarto trimestre de 2019. No acumulado do ano, o indicador subiu para US$ 77,80, mas ainda 42,9% abaixo dos níveis pré-pandêmicos.

Com marcas tradicionais como Hyatt Regency e Grand Hyatt, a rede relatou uma série de números de desempenho aprimorados para o quarto trimestre, apesar do revés de lucratividade.

Desenvolvimento e pipeline

O pipeline de contratos de gestão ou franquia executados aumentou 12% para aproximadamente 113.000 quartos. Excluindo a aquisição da Apple Leisure Group, o pipeline aumentou 3% para aproximadamente 104.000 quartos.

“Abrimos 99 hotéis Hyatt em 2021, um novo recorde, excluindo a contribuição da ALG. Nosso forte crescimento orgânico combinado com as aquisições no ano passado e Two Roads em 2018 transformaram nosso portfólio. Duplicamos o número de quartos de luxo, triplicou o número de quartos lifestyle e triplicou o número de quartos de resort em apenas quatro anos. Nosso portfólio está posicionado de forma única para se beneficiar do ambiente de demanda crescente à frente, especialmente para nossos viajantes de alto padrão, acrescenta o CEO.

A aquisição da Apple Leisure pelo Hyatt é claramente necessária para trazer mais negócios de viagens de lazer para a empresa. Juntamente com a aquisição da Two Roads Hospitality da empresa – proprietária de marcas como Thompson Hotels — a ALG acelera a presença da rede em hotéis de luxo e lifestyle bem como resorts, setores que devem acelerar durante a recuperação.

(*) Crédito da foto: reprodução/Skift