Nascida quase no olho do furacão, conhecido também como pandemia da Covid-19, a HotelCare ainda encontra motivos para celebrar. Com hotéis crescendo em ocupação mês a mês, a companhia planeja fechar 2021 com, no mínimo, 11 unidades em operação — três a mais que atualmente. A perspectiva para expandir o portfólio é realista e tem relação direta com o equilíbrio financeiro alcançado durante o primeiro semestre.

De acordo com Ronaldo Albertino, sócio diretor da HotelCare, o fortalecimento acontecerá, principalmente, nos hotéis independentes em destinos do interior brasileiro. No entanto, a ideia de operar unidades de marca é atrativa. Recentemente, a companhia informou a adição das unidades Atibaia Residence Hotel & Resort e Hotel Sonata de Iracema.

“O empreendimento independente é o nosso principal foco, mas temos expertise para atuar com redes. Prova disso são os quatro hotéis da Accor sob nossa gestão. Em todo o caso, visamos atender todos os destinos, olhando melhor para oportunidades em cidades do interior. O Paraná, por exemplo, é uma região que queremos explorar neste sentido, tendo em vista a força do agronegócio”, afirma.

De concreto, portanto, o executivo cita três negociações, sendo uma propriedade de rede e duas independentes. Sem revelar a localização delas, ele afirma que todas são conversões a serem entregues durante o segundo semestre. Uma delas (rede) será anunciada até 15 de setembro.

“Nossa expansão se baseia no bom trabalho em nossas operações atuais, chegando ao equilíbrio financeiro (breakeven) em todos os hotéis. Esse foi o ponto alto durante o primeiro semestre, bem como a manutenção da ocupação acima de 50% em sete dos oito empreendimentos. Foi um trabalho difícil, mas que nos motiva a continuar crescendo”, explica Albertino.

Além disso, já para o primeiro trimestre de 2022, o sócio diretor da HotelCare revela mais três ou quatro contratos firmados. No entanto, estas serão unidades desenvolvidas pela do zero pela empresa.

HotelCare: segundo semestre e 2022

Para os últimos meses de 2021, a perspectiva da companhia é de um período positivo, batendo 2019 nas comparações mês a mês. “A retomada é realidade e estamos apostando que o bom retrospecto de julho se mantenha. Em agosto, por exemplo, esperamos uma leve baixa frente o mês passado, mas já maior que níveis de 2019. Isso configura que há melhoria geral”, salienta o executivo.

Com o retorno de eventos corporativos a partir da reabertura na maioria dos destinos, Albertino destaca o Nordeste. “Temos três operações por lá e, de forma geral, Fortaleza apresenta a melhor performance em razão da volta dos encontros de negócios”, conclui.

Por fim, no próximo ano, ele espera chegar a níveis melhores que 2019 até o final do primeiro semestre.

(*) Crédito da foto: Divulgação/HotelCare