O primeiro trimestre da RMC (Região Metropolitana de Campinas) foi de resultados animadores. Após números positivos em janeiro e fevereiro, o setor encerrou março com alta em seus indicadores, de acordo com dados do CRC&VB (Campinas e Região Convention & Visitors Bureau).

Em março, a taxa de ocupação ficou em 62,15%, ante ante 51,70% de fevereiro e 50,28% do mesmo período de 2022. A taxa reflete, principalmente, o retorno das viagens de negócios, eventos corporativos, festas e eventos sociais nos municípios da região.

De acordo com a entidade, esta foi a segunda melhor taxa de ocupação desde janeiro de 2019 — ainda antes da pandemia. Em agosto de 2022, quando o setor de eventos consolidou sua retomada, o indicador foi de 65,24%.

O destaque para o terceiro mês de 2023 ficou com hotéis econômicos, que apresentaram desempenho acima da média, com ocupação de 67,55%. Já os empreendimentos midscale encerraram março com 56,75% de seus quartos ocupados.

Outros indicadores

A diária média da hotelaria de Campinas chegou a R$ 316,53, enquanto que o RevPar – usado pelo setor para medir a performance do hotel e servir como indicativo para planejamento de investimentos futuros – foi de R$ 192,29.

Douglas Marcondes, diretor de Hotelaria do CRC&VB, afirma que na avaliação da entidade os resultados são otimistas. “Bastante positiva, estimulante e concretiza as expectativas e previsão de demanda, fruto do trabalho intenso de todo o trade turístico regional.”

Outro ponto importante, segundo ele, é que os números reforçam a expectativa do setor nacional, que prevê a retomada do turismo e da hotelaria a níveis pré-pandemia para este ano.

Marcondes destaca que os geradores de negócios e provedores de demanda de hospedagem — como canais online, redes sociais, equipes comerciais, demanda espontânea, nível cultural do staff hoteleiro, organizadores de eventos, agências de turismo e agentes culturais — contribuem e solidificam a força da região.

“É importante ressaltar que os equipamentos de eventos, as casas noturnas, os acontecimentos esportivos e culturais, todos eles alimentam essa demanda e vão ao encontro do perfil de negócios da RMC”, complementa o executivo.

Promoção do turismo

Atento ao mercado, o CRC&VB tem participado de feiras nacionais e internacionais para fomentar o turismo e a hotelaria regional. Entre o final de março e início de abril, a entidade marcou presença na Abav-SP – Aviesp, realizada no Hotel Monte Real, em Águas de Lindóia, e na WTM Latin America.

Vanderlei Costa, presidente do CRC&VB, conta que um dos trabalhos da entidade é a divulgação e promoção não somente das cidades, mas também da rede hoteleira regional, seus espaços e infraestrutura para receber eventos corporativos e de negócios, e de público em shows regionais e aos finais de semana.

“Desde a reabertura dos hotéis, após o isolamento, temos atuado forte para inserir a RMC no mapa de destinos dos eventos, setor este responsável por 80% da capacidade de nossa hotelaria, e também dos destinos turísticos e da gastronomia regional, visando aumentar o fluxo de visitantes de final de semana e feriados”, explica o presidente.

(*) Crédito da foto: Divulgação/CRC&VB