Destino bastante procurado por turistas de lazer, Balneário Camboriú fechou 2023 com resultados positivos na hotelaria. De acordo com dados do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, a diária média teve incremento positivo ao longo do ano passado, chegando a R$ 350,25. Parte desse desempenho é creditada à participação cada vez mais forte do segmento Mice no share do setor.

A ocupação, por sua vez, foi de 64,87% em 2023. O percentual ficou abaixo de 2022 (68,19%), mas ainda é o segundo maior desde 2017, quando o BC Convention iniciou a coleta de dados. “Apesar disso, vejo que estamos tendo um momento de sustentabilidade no turismo, e estamos muito perto do que almejamos. Atingimos quase 65% de ocupação média anual, com o melhor mês tendo sido janeiro (90,50%). O retorno econômico foi ótimo, e vemos que 64,87% de média é uma bela ocupação”, analisa Andrezza Negrini, presidente da entidade.

A gestora aponta, ainda, que houve momentos específicos que podem ter influenciado negativamente o fluxo turístico em Balneário Camboriú, como as situações climáticas que atingiram o Sul do país. “Além disso, tem a questão da Argentina, que passou por mudanças na política”, explica. Por outro lado, um contraponto positivo vem sendo o aumento de eventos na cidade. O incremento, segundo dados do Convention, é de 45% em comparação a 2022.

Para este ano, as perspectivas também são positivas neste sentido, visto que o ExpoCentroBC Júlio Tedesco já está com 74 eventos confirmados, superando os 65 de 2023. “Isso conseguiu balancear nossa economia. Mas também precisamos ser realistas, já que o número menor de feriados ao longo de 2024 impacta nosso movimento, mas nada que afete nossas boas perspectivas, principalmente porque iniciaremos em fevereiro o projeto Visite BC e Região Costa Verde & Mar, divulgando Balneário Camboriú e região em 27 cidades, tanto no Brasil, quanto no exterior”, conclui Andrezza.

Resultados

Balneário Camboriú - Kethleen

Gerente de RM comenta resultados da rede

Em entrevista ao Hotelier News, Kethleen Glocckovsky, gerente de Revenue Management da Rede Pires de Hotéis, comentou sobre os resultados da companhia ao longo do ano passado. “Tivemos boa performance em relação a 2022, crescendo 15% em diária média, 9% em RevPar e 24% em receita. Apesar de na ocupação o incremento ter sido de apenas 1%, foi um ano positivo, em que pudemos aumentar bastante as tarifas públicas, vendendo mais caro e trazendo melhores preços”, diz.

Segundo ela, a performance de 2023 desenhou um cenário positivo para este ano, com perspectivas de crescer 18% em faturamento, 13% na diária média e 16% na ocupação. “Estamos sentindo forte demanda de lazer e eventos, e por isso nossa estratégia é focada nesse mix. Abrimos várias frentes de vendas com as operadoras e estamos apostando muito forte nas vendas diretas”, pontua.

Hoje, a Rede Pires conta com nove hotéis em Balneário Camboriú e dois em Itajaí. “Todos os nossos hotéis passaram por um processo de retrofit, no qual investimos na qualidade e melhor experiência dos nossos hóspedes. Além disso, também estamos investindo em novos serviços e produtos para explorar novos clientes e trazer mais rentabilidade para o negócio”, finaliza Kethleen.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Rede Pires de Hotéis