O Hotel Trends chega à sua 19ª edição e, este mês, traz uma proposta diferente. O podcast comandado por Vinicius Medeiros, editor-chefe do Hotelier News; e Pedro Cypriano, managing partner da Noctua Advisory, dá uma nova chance para os hoteleiros acompanharem o bate-papo com c-levels de grandes empresas promovido no Hotel Trends Orçamentos, realizado em agosto, no Novotel Morumbi.

Participaram da conversa Guilherme Martini, VP de Operações, Vendas e Marketing da Atlantica Hospitality International; Alessandro Cunha, CEO da Aviva; Beto Caputo, CEO da Atrio Hotel Management; e Flávia Lorenzetti, CEO da B&B Hotels.

As lideranças abordaram temas como aumento de rentabilidade; redução de custos; novas fontes de receita; capacitação e atração de talentos; manutenção de diárias competitivas, entre outros assuntos.

À frente da Aviva, detentora da Costa do Sauípe, Rio Quente Resorts e Hot Park, Cunha deu suas previsões para o crescimento do setor no próximo ano. “Em relação ao crescimento orgânico, estou menos otimista. Não quer dizer que não tenha, mas não vejo o setor surfando na mesma onda do ano passado, principalmente no lazer. Esse período impulsionado pelas viagens de vingança chegou ao fim”, disse.

Sobre os caminhos da receita, o CEO da Atrio destacou que a operadora espera crescer 2% em RevPar este ano, considerando os hotéis abertos, além de ganho de 2 pontos percentuais na margem de lucro. “Temos um plano de chegar a 43% de incremento de margem até 2027. Em 2022, chegamos a 32%. A ideia é ganhar 2 pontos percentuais por ano. Para isso, apostamos em inovação, tecnologia e ganho de produtividade”.

Representando as lideranças femininas no painel, Flávia compartilhou estratégias de controle de custos adotadas pela B&B Hotels. “Olhamos o que conseguimos de terceirização de processos para melhoria de produtividade e custos. Também olhamos para tecnologia, pois muitos processos podem ser amarrados, trazendo eficiência. E pessoas, colocado elas à frente, investindo e desenvolvendo, pois quando o colaborador veste a camisa, ele se torna um defensor do custo”.

Já Martini deu sua visão sobre os desafios para a renovação dos ativos como forma de agregar valor aos hotéis. “Vai muito da lição de casa que cada um faz. Quando você se coloca no lugar do proprietário e entende que ele passou por um período duro, onde finalmente o dinheiro está entrando, chegar com uma perspectiva de segurar a distribuição para fazer intervenções e, em seguida buscar receita, não é uma tarefa simples”.

Onde ver e ouvir?

O episódio do Hotel Trends especial Hotel Trends Orçamentos está disponível em múltiplas plataformas. O programa pode ser acessado no Spotify, YouTube ou via newsletter do LinkedIn (faça sua inscrição aqui).

Spotify: https://l1nk.dev/6HprU

Já se você não segue o canal do Hotelier News no YouTube, dá um joinha e clique no sininho para receber notificações sobre nossas últimas atualizações, como novos episódios do Hotel Trends, Hotel Connection e In Loco. Aproveite também para curtir nossos perfis no LinkedIn, Facebook e Instagram para saber tudo que acontece na hotelaria.

Já se quiser ver a lista completa com todos os episódios do podcast do Hotelier News, acesse https://spoti.fi/3Hu00UB.

(*) Crédito da foto: Hotelier News